LEGISLAÇÃO E ECONOMIA

Comissão aprova projeto que exige análise de impacto de novas leis no setor privado

Proposta prevê que novas normas considerem efeitos econômicos sobre empresas antes de serem aprovadas.

Publicado em 18/12/2025 às 15:17
Comissão da Câmara aprova projeto que exige análise de impacto econômico de novas leis ao setor privado. Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que determina a análise dos impactos econômicos no setor privado antes da criação de atos normativos que concedam benefícios à sociedade.

Como o projeto tramita em caráter conclusivo, a proposta seguirá para o Senado, salvo se houver recurso para análise no Plenário da Câmara. Para virar lei, a versão final do texto precisa ser aprovada pelas duas Casas.

Por recomendação do relator na CCJ, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), e após ajustes redacionais, foi aprovada a versão da Comissão de Desenvolvimento Econômico para o Projeto de Lei 3412/21, de autoria do ex-deputado Marcelo Ramos (AM).

O substitutivo inclui as novas regras na Lei de Liberdade Econômica. Assim, quando cabível e conforme regulamentação posterior, as análises para edição ou alteração de normativos deverão considerar:

  • A estimativa dos impactos econômico-financeiros nos setores da iniciativa privada afetados, em caso de matéria não urgente;
  • A representação empresarial e de associações dos setores que serão impactados;
  • Parâmetros técnicos do mercado nacional e internacional;
  • Estudos de impacto.

O relator Luiz Gastão suprimiu a exigência, prevista na versão da Comissão de Desenvolvimento Econômico, de revisões e consolidações periódicas dos atos normativos, justificando que essa regra já está prevista na Lei do Processo Legislativo.