Voluntários participam de formação para atuar no Núcleo Comunitário de Defesa Civil

Neste sábado (29), 150 voluntários inscritos para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudecs) participaram de um curso que contou com dois módulos, e é parte da formação dos Nudecs, com um conteúdo essencial para que os voluntários possam atuar em suas respectivas comunidades, como elo da Defesa Civil nestes locais de risco em toda a capital.
Entre os assuntos abordados na formação estão: O que é a Defesa Civil; Conceito sobre voluntariado e sustentabilidade; Noções gerais sobre calamidade pública e desastres e; Noções básicas sobre a atuação psicossocial em contexto de desastres socioambientais.
O coordenador-geral, Abelardo Nobre, reforçou que o trabalho dos Nudecs foi essencial para que, pelo terceiro ano consecutivo, Maceió não registrasse nenhuma vítima fatal durante o período chuvoso.
“O voluntariado no Núcleo Comunitário de Defesa Civil é previsto por lei e, aqui em Maceió tem sido fundamental para salvar vidas. São eles que estão no dia a dia da comunidade e conhecem os problemas daquele local, então já acionam diretamente o órgão para trazermos as soluções necessárias”, acrescenta.
Entre os 150 voluntários do novo edital, muitos já eram Nudecs e inscreveram-se novamente para continuar fazendo parte.
É o caso do José Ronaldo, que atua na região do Fernão Velho, ABC e Rio Novo. “Já tive a oportunidade de colaborar para que muitas pessoas saíssem do risco na minha comunidade e vou continuar esse trabalho. Ser Nudec é doar nosso tempo e nosso coração para cuidar do outro, então eu agradeço por essa oportunidade”, expôs.

Também há novos voluntários que passam a compor o Núcleo a partir desta formação, como o Mateus Soares que é estudante de ciências sociais na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
“Quero ser Nudec para estar mais perto da população e orientar aos moradores da minha região em como agir em situação de risco, e esse curso está me proporcionando isso. Já estive em situações parecidas em que não fui devidamente orientado e agora quero fazer diferente”, disse.
O curso, que ocorreu no auditório Oscar Sátyro do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió, teve como palestrantes o coordenador-geral, Abelardo Nobre, a diretora social Sheila Ferro, o tecnólogo Paulo Noronha, o engenheiro civil Júlio Normande e o coordenador do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta, Hugo Carvalho, todos da Defesa Civil de Maceió.