MACEIÓ

Passe Livre impulsiona crescimento de mais de 110% no uso do transporte público por estudantes

Publicado em 29/03/2025 às 10:30

Em Maceió, o Passe Livre Estudantil efetivou o acesso à educação. Para milhares de estudantes de instituições públicas de ensino, o benefício promove a inclusão social ao investir na mobilidade urbana. Desde 2021, a Prefeitura de Maceió concede 44 embarques mensais gratuitos nos coletivos do transporte público da capital alagoana, incluindo alunos de unidades de ensino particulares.

No início da gestão JHC, eram 27.968 mil estudantes ativos com o cartão Vamu Escolar. Com o uso do Passe Livre, o número de cartões subiu para 58.836 mil em 2024. O valor corresponde a um crescimento de 110,3%, de acordo com um levantamento do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT)

Desde o funcionamento do benefício, os estudantes economizaram R$ 55,1 milhões. Para se ter uma ideia do impacto, o valor equivale a aproximadamente 36.347 mil salários-mínimos, considerando o valor atual de R$ 1.518,00.

Estudantes como Raphaely Azevedo, que cursa biomedicina numa universidade privada da capital passaram a economizar com as tarifas e passaram a utilizar a quantia em outras despesas. “O Passe Livre fez uma diferença enorme na minha rotina, além de economizar bastante ao longo do mês, me dá mais liberdade para ir às aulas, estágios e também outras atividades sem me preocupar com o transporte. É uma iniciativa incrível que facilita muito a vida de quem estuda e incentiva, ainda mais, a dedicação aos estudos”, contou.

“Com o transporte público muitas vezes sendo um desafio financeiro, o benefício garante que possamos chegar às nossas atividades sem que o custo da passagem seja um impeditivo. A importância do Passe Livre vai além da economia, ele representa um reconhecimento da necessidade de igualdade de oportunidades para todos, fortalecendo o direito à educação”, avaliou a universitária Késya Holanda.

Dos cartões ativos em 2024, 56% correspondiam a estudantes da rede pública de ensino, o que demonstra o alcance do programa. A rede privada correspondia a 44% dos beneficiários. De setembro de 2021 a fevereiro de 2025, foram 32,2 milhões de embarques com a gratuidade. O quantitativo equivale a mais de 33 vezes o número de habitantes de Maceió. De acordo com o Censo Demográfico de 2022, do IBGE, a população total é de 957.916 mil pessoas residentes na capital alagoana.

“O aumento de 110% no número de estudantes utilizando o transporte público, após a implementação do Passe Livre, é uma demonstração clara do impacto positivo dessa política de acesso gratuito ou subsidiado ao transporte coletivo para estudantes. O Passe Livre tem o objetivo de garantir que estudantes, especialmente aqueles de famílias de baixa renda, possam frequentar as escolas e universidades sem que o custo do transporte seja uma barreira para o acesso à educação”, finalizou o diretor-presidente do DMTT, André Costa.