Alunos do curso de Estrada fazem visita técnica ao DMTT
Na manhã desta terça-feira (17), alunos do curso técnico em Estradas no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió, participaram de uma visita técnica à sede do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). O objetivo da atividade foi aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre sinalização de trânsito e o funcionamento do sistema semafórico da capital alagoana.
A visita foi dividida em três etapas, tendo como abertura uma palestra sobre o BRT Maceió, ministrada pelo diretor-presidente do DMTT, André Costa. "Poder falar sobre um projeto tão grandioso para estudantes é muito gratificante. Ver o interesse em cada um e poder esclarecer dúvidas, mostrar como será o funcionamento, é uma integração muito importante para eles e também para o órgão", destacou André.
Durante a visita, os estudantes também tiveram a oportunidade de explorar o funcionamento interno do DMTT, incluindo os mecanismos utilizados no controle dos semáforos e os critérios para a instalação de sinalizações horizontais e verticais.
Os visitantes ainda conheceram os dispositivos como tachões e tachinhas e como os equipamentos auxiliam na organização e na segurança do trânsito. Além disso, os alunos foram apresentados aos cálculos de tempos semafóricos e às estratégias usadas pelo DMTT para minimizar congestionamentos e melhorar o fluxo nas vias da cidade. Os estudantes participaram ainda de palestras com engenheiros de trânsito e viram como funciona o Centro de Controle Operacional.
Para o estudante Nicolas Aquiles, 17 anos, a experiência foi enriquecedora, tanto para o aprendizado técnico, quanto para a compreensão do trânsito na prática. “A gente aprendeu mais sobre as sinalizações, para que serve cada tipo de objeto, como tachinhas e tachões. Também entendemos como funcionam os semáforos em Maceió, desde os tempos entre o verde e o vermelho até o controle do sistema”, comentou.
A aluna Gabriela Teixeira enfatizou a relevância do aprendizado para a formação acadêmica e pessoal. “Aprendemos a calcular os tempos certos nos semáforos e como seguir as orientações de segurança que eles explicaram aqui. Isso é algo que agrega tanto no dia a dia, quanto na sala de aula, porque usamos esse conhecimento para entender melhor o transporte e aplicar em questões práticas”, explicou.
A atividade integra o currículo do curso técnico em Estradas para reforçar a aplicação prática dos conteúdos teóricos abordados em sala de aula. A iniciativa é uma parceria entre o DMTT e o Ifal, para proporcionar experiências enriquecedoras para a formação técnica e cidadã dos alunos e futuros profissionais.