Reunião alinha planejamento educacional de 2025 das unidades de ensino municipais
Na manhã desta segunda-feira (16), o auditório do o Instituto Federal de Alagoas, foi sede da última reunião do ano de 2024 entre diretores das unidades escolares da rede pública de ensino de Maceió. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o encontro teve como foco o alinhamento de ações para o encerramento do ano letivo, a organização estratégica para 2025, além de ser ainda um momento de confraternização.
O evento é parte de uma série de encontros realizados ao longo do ano, de forma bimestral, mas se diferencia por ser o momento de encerramento e preparação final, com orientações pedagógicas, administrativas e de gestão, com base no diagnóstico do desempenho das escolas em 2024. O encontro contou também com a apresentação musical do grupo Educanto, realizada pelo coordenador-técnico de Arte e Cultura da Semed, Tércio Smith.
Ao saudar os presentes, o secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, reforçou o compromisso com uma educação de qualidade e exaltou a importância do trabalho dos professores e dos diretores nas unidades escolares municipais.
“A missão de educar é uma das mais nobres que existem. Vocês têm o meu maior e absoluto respeito. Não se faz sociedade sem educação, e vendo o trabalho de vocês, entendo o peso da frase, sei a importância de vocês para formar uma sociedade sólida, forte e respeitável. Então, muito obrigado a cada um de vocês e que, em 2025, sejamos ainda melhores”, revelou.
O secretário também destacou os avanços alcançados ao longo deste ano, abrangendo a valorização dos professores e melhorias no quadro docente, a climatização das salas de aula, a qualidade da alimentação escolar, os investimentos em infraestrutura e a distribuição de uniformes.
A diretora de Gestão Educacional da Semed, Juliana Cahet, reforçou que a reunião é necessária para fazer as orientações básicas às escolas para o fim do ano letivo e acompanhamento pedagógico e de gestão, além de sanar dúvidas e lançar programas e alinhar as ações da rede.
“É preciso se atentar em falar uma linguagem comum, pois somos uma rede formada por 156 unidades escolares, contando os Gigantinhos. Então, precisamos analisar e garantir que os dados de cada uma das escolas estejam em dia, para avaliar o que devemos priorizar no próximo ano letivo”, explicou Juliana.
A diretora da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Adriana Lima, contou que o alinhamento é essencial para melhorar, ainda mais, a qualidade. “Afinal de contas, quando estamos em sintonia, tudo anda certo”, completou.
Outros representantes da Semed também participaram do encontro, a exemplo da superintendente de governança, Marcelle Telles; da subsecretária de Gestão Educacional, Marina Vilela; além de diretores e coordenadores de vários setores.