Prefeitura de Maceió resgata convivência de moradores do Pontal ao Jaraguá
Por muitos anos, as praias do Pontal, Sobral e Avenida eram locais de convivência dos maceioenses e de quem visitava Maceió. No entanto, com as mudanças urbanas ocorridas ao longo dos anos nas praias, como a poluição, as pessoas deixaram de frequentar os locais que deixaram de ter investimos públicos ao longo dos anos. Mas, desde 2021, a realidade mudou com o início da atual gestão municipal que executou uma série de serviços em todo o trecho do litoral maceioense, ao melhorar a vida dos moradores.
Foram executadas ações que contemplaram reparos estruturais no calçadão, ciclovia, implantação de equipamentos esportivos, paisagismo e iluminação em led. Com os serviços, os moradores, que antes precisavam se dirigir para outros bairros para praticar atividade física, e ter momentos de lazer, agora se exercitam na porta de casa.
A maceioense Vanessa Amorim, parabenizou as iniciativas da gestão em resgatar o espaço para o convívio da população. "A Prefeitura de Maceió está trazendo vida para a praia da Avenida novamente. Esse espaço era muito frequentado no passado, mas com o tempo foi sendo abandonado e merece ser revitalizado", disse.
No último sábado (14), foi realizada a abertura do Verão 2025, época mais animada e quente do ano, na praia da Avenida, em Jaraguá. Com uma estrutura montada à beira mar, os maceioenses apreciaram o pôr do sol que embelezou ainda mais a festa.
"Eu estou amando o show, a organização, estou achando tudo perfeito. É um momento maravilhoso, principalmente para quem trabalha a semana toda e vem descontrair com a família", contou a maceioense Cássia Santos, que foi prestigiar o evento.
Contenção
As obras de contenção nas praias do Pontal da Barra e Avenida eram um desejo aguardado pelos moradores há muito tempo e já foram executadas pela Prefeitura de Maceió.
Os muros de concreto maciços pré-moldados, que pesam mais de duas toneladas, cumprem a função de conter o avanço da maré. A tecnologia, de origem holandesa, soluciona definitivamente o problema de erosão costeira que existia na localidade e que tem afetado outras cidades litorâneas do Brasil.
Renasce Salgadinho
Paralelo às obras de contenção, outras intervenções nos espaços públicos de Maceió fazem parte do Renasce Salgadinho, maior obra ambiental da história da capital alagoana.
Além da reurbanização que vai da Praia da Avenida, no trecho da foz até a estação de tratamento da BRK, também foram executados serviços de urbanização das margens do Riacho Águas Férreas, próximo à Unima, em Cruz das Almas, e a reurbanização das margens do Riacho Salgadinho.
A primeira etapa do Renasce Salgadinho, que é o saneamento, já está em fase de conclusão, sendo finalizadas as obras da lagoa Filtrante no Pau D’arco, jardins filtrantes no Reginaldo e ainda, as estações elevatórias e tubulações prontas.
Após a conclusão da primeira etapa, deverão ser iniciadas as obras de urbanização do Riacho Salgadinho. O projeto visa transformar a área em um espaço mais atrativo e acessível, tanto para moradores quanto para os turistas, beneficiando mais de 300 mil pessoas.