Autarquia de Limpeza Urbana realiza ação de educação ambiental e sustentabilidade
Com a intenção de ampliar a adesão à Coleta Seletiva e à sustentabilidade, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) promoveu uma semana inteira de atividades sustentáveis. Desde a última terça-feira (10) até o final de semana, o órgão esteve nas ruas de diversos bairros da capital, além de eventos da Prefeitura e uma escola municipal.
As atividades iniciaram com os educadores ambientais da Alurb e as cooperativas Coopvila e Cooprel Antares atuando no Mirante de Bebedouro e na Praça Raimundo de Aguiar Peixoto, no Antares, respectivamente. Nestes locais, moradores separaram seus resíduos e encaminharam até as equipes para o recolhimento em suas residências.
Depois, a mesma atividade, que faz parte do Recicla Maceió, também foram realizadas pela Cooplum na Praça Castelo Branco, no bairro do Jatiúca. Já na quinta-feira (12), foi a vez da Coopmundaú atuar no bairro do Trapiche, iniciando as ações nos arredores do HGE, e da Cooprel Benedito Bentes, que atuará no bairro, concentrando as atividades nos arredores da UPA.
"Foram atividades bem positivas, onde várias pessoas foram orientadas e nos forneceram recicláveis, para que as cooperativas possam ter uma renda extra e a adesão à coleta seletiva seja ainda maior", disse Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb.
Educação Ambiental
Na sexta-feira (13), a atuação do órgão aconteceu primeiramente no Cmei Padre Silvestre Vredegoor, localizado no Prado. Lá, os educadores ambientais do órgão realizaram atividade lúdicas com as crianças que ali estudam, como pinturas e brincadeiras com o tema "sustentabilidade".
A Praça é Roda
Finalizando a semana de ações sustentáveis, a Autarquia levou a coleta seletiva para o evento "A Praça é Roda", organizado pela Prefeitura de Maceió no Terminal da Rotary. Com esse incentivo, as cooperativas têm a oportunidade de conseguir uma renda extra, fazendo o recolhimento de recicláveis e destinando-os corretamente.
"Todas as nossas ações visam trazer o cidadão para o lado do poder público na manutenção da cidade e nos cuidados com o meio ambiente. Iremos continuar reforçando as atividades de educação ambiental e captando pessoas interessadas em fazer parte dessa preservação", completou a diretora.
Todas as atividades realizadas durante a semana contaram com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na parte baixa e alta da capital, respectivamente.