Política

Cooperativas de recicláveis terão espaços para triagem de resíduos

Publicado em 13/12/2024 às 13:02

As cooperativas de recicláveis da capital alagoana, conveniadas à Prefeitura de Maceió para o recolhimento de resíduos, terão espaços para fazerem a triagem de materiais. A medida foi uma promessa de campanha do prefeito JHC que é cumprida tendo como base as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Nacional de Saneamento Básico.

O termo de permissão foi publicado na edição extra do Diário Oficial do Município, no dia 9 de dezembro, a partir da página 2. Acesse aqui.

A iniciativa ainda tem cunho social, já que auxilia no funcionamento das atividades das cooperativas, gera também mais emprego e renda para diversas famílias que participam de forma direta e indireta do trabalho de reciclagem de resíduos em Maceió.

As primeiras cooperativas beneficiadas são a Coopmundaú e a Cooprel Benedito Bentes. O termo de permissão da Cooprel Antares está na fase final para ser publicado em breve.

A presidente da Coopmundaú, Jane Cleide, comemorou a assinatura do termo. "Agora, teremos mais sucesso no trabalho que realizamos, pois estaremos em nossa sede, tudo o que precisamos para fazer a coleta seletiva e a separação dos resíduos da melhor forma", disse.

Incentivos

Desde o início da gestão, a Prefeitura de Maceió impulsiona o trabalho realizado pelas cooperativas parceiras. Além do incentivo à criação da Coopmundaú, instalada no bairro Vergel do Lago, foi executada a ampliação em 200% da coleta seletiva da capital, que passou a atender 50 mil residências. Com isso, mais de 170 famílias de cooperados foram beneficiadas com maior geração de renda.

As cooperativas também passaram a fazer parte de grandes eventos realizados pela Prefeitura de Maceió, como o São João Massayó e o Verão Massayó. O trabalho dos cooperados nos eventos de grande público mantém o ambiente seguro e limpo e ainda contribui para o desenvolvimento sustentável da cidade ao destinar de forma correta cada resíduo reciclado.

"Essa conquista das Cooperativas é fruto de um trabalho da Prefeitura de Maceió, em conjunto com a Alurb e a Semurb, com o auxílio da Procuradoria Municipal e do Gabinete do Prefeito. Todos vinham se empenhando para a formalização do termo de permissão de uso, visando auxiliar e estimular, ainda mais, o exercício das atividades realizadas por essas cooperativas em todo o município de Maceió", concluiu o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.