MACEIÓ

Crianças emocionam o público com Cantata Natalina, no Parque do Centenário

Publicado em 13/12/2024 às 10:11

Além das luzes, brilho e cores, o Parque do Centenário, no bairro do Farol, recebeu, na noite de quinta-feira (12), a Cantata Natalina dos estudantes da rede municipal de ensino de Maceió. Quem passou pelo local, pôde prestigiar e se emocionar com as apresentações culturais de cerca de 150 alunos de cinco unidades educacionais e do Núcleo de Línguas Estrangeiras.

Com belas apresentações de grupos de coral, flauta e pastoril, o evento foi o resultado do trabalho desenvolvido no contraturno escolar com projetos de música, por meio da Educação Integral na rede municipal de ensino.

Prestigiaram a Cantata Natalina, o secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, representando o prefeito JHC, a superintendente de Governança da Secretaria Municipal de Educação, Marcelle Telles, a coordenadora de Projetos e Programas Suplementares da Semed, Lívia Lima, e do coordenador de Ação Cultural da Semed, Tércio Smith.

O gestor da Educação de Maceió parabenizou a todos os professores, estudantes e profissionais envolvidos nesse projeto. Segundo ele, o evento é fruto de um belo trabalho da rede através de investimentos na Educação Integral.

“Essa cantata natalina das nossas crianças é o encerramento de um ciclo. É mais um fruto do trabalho da Semed, do compromisso da gestão de JHC com a educação. O Município segue investindo no contraturno escolar e um dos resultados foi esse, nossas crianças fazendo belas apresentações musicais, culturais. Saímos daqui com a certeza de que o contraturno escolar de 2025 atenderá mais crianças fortalecendo nosso compromisso com a educação”, destacou Victor Braga.

A noite também foi marcada por um encontro especial e inesperado. Hernandes Lopes da Silva, de 62 anos, passava pelo parque após comprar remédio e foi surpreendido ao ver o neto se apresentando com o grupo de pastoril da Escola Municipal Luiza Suruagy.

“Achei a apresentação maravilhosa. Foi um presente que eu não esperava. Eu ia passando depois de comprar um remédio e encontrei ele aqui, fiquei super encantado. Eu tenho 62 anos e estou vendo as pessoas resgatando a cultura da gente, que é muito rica, bela e cheia de cor, então fico feliz”, revelou.

A pequena Lorena Moreira da Silva, de 11 anos, se apresentou com o pastoril da Escola Municipal Luiza Suruagy. Ela conheceu o folguedo alagoano no ano passado na escola. “Eu amei. E adoro ensaiar porque é algo que eu gosto e com as pessoas que eu gosto”.

A estudante também falou do sentimento de se apresentar para centenas de pessoas no Parque do Centenário. “Eu fiquei nervosa porque é a primeira vez que a gente se apresentou aqui. Mas foi muito legal!”.

As escolas que participaram foram a Jarede Viana, Floriano Peixoto, Luiza Suruagy, João Sampaio e a turma de espanhol de turismo do Núcleo de Línguas Estrangeiras.

A cantata natalina faz parte do Natal de Todos Nós, promovido pela Prefeitura de Maceió, nos principais pontos turísticos da cidade, orla marítima e comunidades com programação recheada de festejos natalinos.

O Natal de Todos Nós, que já se tornou uma tradição na cidade, não só encanta pelo seu brilho e beleza, mas também impulsiona a economia local, gerando oportunidades para os ambulantes que atuam na região.