CÚPULA DO BRICS

Brasil critica países por falta de ação contra "atrocidade" em Gaza

Publicado em 24/10/2024 às 13:33

Baixar

Mais de um ano após os ataques do Hamas contra Israel e os constantes bombardeios israelenses na Faixa de Gaza desde então, o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, classificou como “decepcionante” o papel de alguns países diante da falta de solução do conflito. 

A declaração do chanceler brasileiro foi durante discurso na Sessão Plenária da Cúpula dos Brics com países convidados, nesta quinta-feira (24), em Kazan, na Rússia.

O Brics é o grupo formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com admissão posterior dos Emirados Árabes, Egito, Etiópia, Irã e Arábia Saudita. 

O ministro Mauro Vieira destacou a atuação do Brasil, Egito e África do Sul na tentativa de colocar fim aos conflitos. Ao condenar os ataques contra o povo palestino por parte de Israel, Vieira defendeu a criação do Estado Palestino independente. 

Diante dos representantes dos Brics na cúpula, o ministro de Relações Exteriores ainda fez um chamado às nações para a Aliança Global contra a fome. Também pediu união de forças no “enfrentamento da mudança do clima” e na reforma da governança global. 

Brazilian Foreign Minister Mauro Vieira arrives at BRICS Summit in Kazan, Russia, Thursday, Oct. 24, 2024.     Alexander Zemlianichenko/Pool via REUTERS
© Alexander Zemlianichenko/Pool via REUTERS/Proibida reprodução
Política Ministro Mauro Vieira discursou em cúpula ampliada dos Brics Brasília 24/10/2024 - 13:33 Nádia Faggiani/Sumaia Villela Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional Palestina Israel Faixa de Gaza Brics quinta-feira, 24 Outubro, 2024 - 13:33 2:21