Moradores da Grota do Ipanema, no Feitosa, celebram avanço das obras de drenagem
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está avançando com uma obra de grande importância para a Grota do Ipanema, localizada no Feitosa, parte alta da cidade. O projeto, que tem um investimento de mais de R$ 9 milhões, prevê a implantação de uma nova rede de drenagem em cerca de 2 km, com o objetivo de acabar com os alagamentos que afetam a comunidade há décadas.
A rede de drenagem está sendo construída para desaguar no Riacho Águas Férreas, que também está passando por um processo de revitalização dentro das ações do projeto Renasce Salgadinho, um amplo programa da Prefeitura voltado para a recuperação ambiental e urbana da região.
Até o momento, 58 metros de galerias já foram construídos, mas a obra é considerada complexa e deve seguir pelos próximos meses. Com a conclusão da drenagem, será solucionado um problema histórico enfrentado pelos moradores da Grota do Ipanema, que sofriam com inundações durante o período chuvoso.
Josimeire Maria, moradora da grota há mais de 40 anos, expressa a importância da obra para a comunidade. "A gente vivia aqui com medo. Quando os primeiros pingos de chuva caíam, o medo já tomava conta por causa dos alagamentos. Quando vimos as máquinas chegando, foi uma alegria imensa, porque nosso sofrimento vai acabar. Finalmente olharam por nós", comemora.
Além da rede de drenagem, a Seminfra também prevê a pavimentação de todo o trecho após a conclusão dos serviços, melhorando ainda mais a mobilidade e qualidade de vida dos moradores.