Política

Iplan reforça sinalização nas praças de Maceió para garantir conservação dos espaços públicos

Publicado em 23/10/2024 às 09:49

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), tem implementado uma série de medidas para garantir a preservação e o uso adequado dos espaços públicos da cidade. Uma das principais iniciativas é a instalação de placas de sinalização com orientações educativas, que visam conscientizar a população sobre a importância de manter esses locais limpos e organizados e de conservar os equipamentos públicos. 

As placas estão sendo distribuídas em pontos estratégicos de praças e áreas públicas, incluindo a tradicional Praça do Centenário, um dos principais espaços de lazer de Maceió. Elas trazem mensagens diretas sobre práticas de conservação, como o descarte correto de lixo, o cuidado com os equipamentos e o respeito ao meio ambiente. A ação não só promove a educação ambiental, mas também busca reforçar a segurança nesses locais, criando um ambiente mais acolhedor e seguro para os frequentadores.

De acordo com o secretário-presidente do Iplan, Antonio Carvalho, o trabalho de orientação e conscientização da população é fundamental para o uso adequado dos espaços públicos. "As sinalizações são uma ferramenta importante no processo de conservação e utilização correta desses locais. Além disso, essas instalações também cumprem um papel educativo, promovendo a conscientização de forma contínua", ressalta Carvalho.

Além da instalação das placas de sinalização, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC) está instalando totens de segurança em locais estratégicos de Maceió. Com quatro metros de altura, os totens integram diversas funcionalidades em um único equipamento. Eles possuem uma estrutura robusta, giroflex semelhante às viaturas policiais, e um comunicador de alta potência que emite alertas à população, além de transmitir mensagens automáticas de áudio para campanhas educativas e orientativas. Os totens também são equipados com câmeras que capturam imagens em 360°, aumentando a segurança e o monitoramento das áreas públicas.