PL das emendas será apresentado ao Congresso depois das eleições
Um projeto de lei deve garantir a rastreabilidade e transparência para as emendas parlamentares. O relator do orçamento de 2025, senador Angelo Coronel, do PSD da Bahia, está articulando uma proposta para atender às demandas do Supremo Tribunal Federal e dessa forma liberar a execução das emendas parlamentares.
O Ministro Flávio Dino suspendeu, em agosto, a execução de diversos tipos de emendas impositivas até que o Congresso Nacional garantisse sua transparência.
Notícias relacionadas:
- Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto.
- Dino manda CGU ampliar análise sobre emendas do orçamento secreto.
- Orçamento de 2025 propõe R$ 38,9 bilhões para emendas impositivas.
O senador Angelo Coronel se reuniu, nesta terça-feira (22), com o presidente da Câmara, Arthur Lira. O parlamentar ainda deve se encontrar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Angelo Coronel acredita que a proposta será aceita pelo STF.
O senador ainda avalia que está sendo construído consenso para priorizar o financiamento de obras com recursos das emendas parlamentares.
Segundo Angelo Coronel, o projeto com as novas regras será protocolado na próxima semana e votado na primeira quinzena de novembro.
A proposta irá vetar a possibilidade de uma transferência de recursos parlamentares para outro estado que não seja o dele, salvo em casos que beneficiem o país inteiro.
Política Emendas impositivas estão suspensas pelo STF Brasília Dino mantém suspensão de emendas do orçamento secreto Dino manda CGU ampliar análise sobre emendas do orçamento secreto Orçamento de 2025 propõe R$ 38,9 bilhões para emendas impositivas 22/10/2024 - 20:53 Sheily Noleto / Liliane Farias Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional emendas parlamentares terça-feira, 22 de outubro de 2024 - 20h53 1h44