Lula diz estar confiante de que Evandro Leitão será prefeito Fortaleza
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta sexta-feira, 11, estar "confiante" de que o candidato do PT à prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, será eleito no segundo turno das eleições. Chamou, ainda, o ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Ceará, de "maior liderança política" do Estado e "rei do voto do Estado".
"Estou confiante que o Evandro vai ser o prefeito de Fortaleza, porque primeiro ele tem o apoio da maior liderança política do Ceará, que é o Camilo. Vamos ser franco, ele é o rei do voto do Estado. E tem o governador Elmano (de Freitas)", disse.
A declaração se deu em entrevista do presidente à rádio O Povo/CBN de Fortaleza. Lula evitou, porém, criticar o adversário de Leitão, o bolsonarista André Fernandes (PL). "Não conheço o adversário do Evandro, então não posso falar mal de quem não conheço", afirmou.
Para o presidente, o PT precisa "adequar nosso discurso ao mundo do trabalho que não é só a carteira profissional assinada, é o cara que quer trabalhar de home office, que quer ser pequeno empreendedor, que quer ter um pequeno comércio".
"O PT tem essa dificuldade e está demonstrada na própria estruturação do partido. Quando foi criado, a gente era vinculado por núcleo de trabalho. Acabou isso. Precisamos pensar na nossa organização. Continua sendo o maior partido do Brasil", declarou.
"O PT precisa transformar essa preferência eleitoral e simpatia que tem em voto, que eu recebo, mas a gente não consegue receber nas prefeituras. É preciso fazer essa combinação. Tive uma participação mais acanhada nestas eleições, sou presidente da República e tenho uma base muito ampla. Disse: Não vou comprar uma briga em uma cidade e depois no Congresso Nacional o pessoal virar adversário", relatou.