Justiça Eleitoral suspende pesquisa irregular em União dos Palmares por manipulação de dados
A Justiça Eleitoral de União dos Palmares, Alagoas, determinou a suspensão imediata da divulgação de uma pesquisa eleitoral realizada no município, considerada irregular. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (3) após uma representação feita pela coligação "União para Mudar", do candidato a prefeito Bruno Lopes.
A pesquisa em questão favorecia o candidato da coligação opositora, Junior Menezes, da chapa "União Seguindo em Frente", e foi realizada em 24 de setembro. No entanto, a análise revelou que a pesquisa não seguiu as normas exigidas, como a ausência de informações obrigatórias, incluindo o número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, foram encontrados problemas na margem de erro e no período de coleta de dados, que não estavam em conformidade com a legislação eleitoral.
A Justiça também identificou possíveis manipulações, com a pesquisa focando em áreas onde o candidato favorecido possui maior aceitação. Além disso, os resultados apresentaram erros, somando um total de 99,05%, abaixo dos 100% esperados. A coligação de Bruno Lopes argumentou que a pesquisa foi tendenciosa, com o objetivo de enganar os eleitores.
Nota da Coordenação da Campanha de Júnior Menezes
A Coordenação da campanha de Júnior Menezes esclarece que a recente decisão da Justiça Eleitoral não aponta qualquer tipo de fraude na pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Inova. A decisão contesta apenas a divulgação da pesquisa sem informações técnicas completas, como a quantidade de pessoas entrevistadas e a margem de erro. Esses dados, que são exigidos pela legislação, já foram devidamente corrigidos e apresentados pela campanha.
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e o respeito às normas eleitorais, mantendo a confiança nos resultados que vêm sendo divulgados, sempre dentro dos parâmetros exigidos pela Justiça Eleitoral.
Coordenação da Campanha de Júnior Menezes