Cresce o número de candidatos indígenas
O número de candidatos indígenas nestas eleições aumentou 14,13%, na comparação com 2020, passando de 2.172 registros para 2.479.
O crescimento de candidaturas de representanes dos povos originários foi o único registrado em 2024, em todas as regiões do país, entre candidatos brancos, pardos, pretos, amarelos e os que não informaram cor ou raça.
Notícias relacionadas:
Os dados são do estudo Perfil do Poder – Eleições 2024, do Instituto de Estudos Socioeconômicos, Inesc.
Ainda de acordo com o levantamento, o maior número proporcional de candidaturas de indígenas está no estado de Roraima, em que 7,10% do total de candidatos se declararam indígenas. Em 2020, Roraima já era o estado com a maior concentração de concorrentes indígenas, com 7,95%.
Em relação ao gênero dos candidatos indígenas, 63,25% são homens e 36,75%, são mulheres.
Já considerando as candidaturas ao poder Executivo, se analisados todos municípios do país, o número de indígenas que disputam prefeituras chega a 46, sendo seis mulheres e 40 homens. Já para o cargo de vice-prefeito são 63 candidatos, sendo 26 mulheres e 37 homens.
Segundo o Inesc, apesar do avanço no número de candidaturas indígenas, que reflete maior engajamento polÍtico dessas comunidades do país, a representatividade em cargos executivos ainda é limitada.
O Censo 2022 do IBGE apontou que quase 1,7 milhão de indígenas vivem no Brasil, que representam 0,83% da população total do país, composta por 266 povos indígenas.
A maior parte deles vive na Amazônia Legal, região formada pelos estados da região Norte, mais Mato Grosso e parte do Maranhão.
*Com informações da Agência Brasil