REDES SOCIAIS

Elon Musk ameaça Lula no X: “Espero que goste de voos comerciais”

Publicado em 02/09/2024 às 17:08
O presidente Lula e o bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter). Reprodução

O bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), da SpaceX e da Starlink, ameaçou o presidente Lula nas redes sociais nesta segunda (2). Em post na plataforma, o empresário disse que vai apreender ativos do governo brasileiro se os bens de suas companhias não forem devolvidos.

“A não ser que o governo brasileiro devolva propriedade ilegalmente apreendidas do X e do SpaceX, nós vamos buscar reciprocidade na apreensão de ativos do governo também. Espero que Lula goste de voos comerciais”, afirmou Musk.

A ameaça foi feita junto de uma notícia sobre a apreensão de um avião do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Musk não deixou clara qual será sua resposta às ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) contra suas empresas, mas sinalizou que pode pedir o confisco de bens do governo brasileiro no exterior.

A publicação já chegou ao conhecimento do Palácio do Planalto, do Itamaraty e de ministros do STF, segundo a coluna de Guilherme Amado no Metrópoles. Autoridades avaliam que essa é só mais uma bravata do bilionário, que tenta misturar decisões judiciais com ações do governo federal, que não possui relação com as medidas da Corte contra o X e a Starlink.

O ministro Alexandre de Moraes, que vem sendo constantemente atacado pelo bilionário, suspendeu a rede social X no Brasil na semana passada e bloqueou as contas da Starlink, empresa que fornece internet via satélite, para garantir o pagamento das multas aplicadas à plataforma por descumprimento de ordens judiciais.

Mesmo após as ordens, Musk vem desafiando o STF. No último fim de semana, ele se recusou a bloquear o acesso de usuários da Starlink ao X, o que pode gerar a cassação da autorização da empresa para operar no país.