Lula: Lava Jato mirava no desmonte e privatização da Petrobras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alegou nesta quarta-feira, 19, que houve direcionamento da operação Lava Jato na tentativa de privatização da Petrobras. Lula avaliou que um dos objetivo seria "destruir" a imagem da empresa.
"A operação Lava Jato mirava, na verdade, o desmonte e a privatização da Petrobras. Se o objetivo fosse de fato combater a corrupção, deixaria intacto o patrimônio do povo", afirmou Lula, na cerimônia de posse da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, no Rio de Janeiro (RJ).
Governistas criticam o processo de investigação pela Operação Lava Jato sobre esquema de corrupção ligado à Petrobras, com o argumento de que a forma como a operação como feita teria custado caro à economia e teria contribuído para o aumento do desemprego.
"A farsa que sustentou a Lava Jato foi desmontada e, aqui, estamos de volta. O que estava por trás da Lava Jato era entregar patrimônio a petrolíferas estrangeiras", opinou Lula. "Se Lava Jato queria combater a corrupção, que se punisse os corruptos e deixasse intacto patrimônio do país", declarou.
No mesmo evento, Lula também alegou já ter chorado muitas vezes ao ver os "camisas amarelas da Petrobras" serem "chamados de corruptos".