Política

Possível proibição do TikTok poderia beneficiar Instagram, YouTube e rivais menores

Publicado em 27/04/2024 às 10:58

Usuários adultos do TikTok nos Estados Unidos passam, em média, 54 minutos no aplicativo, mais do que no Instagram, Snapchat ou YouTube, de acordo com pesquisa da eMarketer. Se a proibição do TikTok no país ocorrer, essas plataformas - junto com rivais emergentes - estariam competindo por esses valiosos minutos de atenção.

Com uma proibição real provavelmente ainda a anos de distância, não está claro qual aplicativo será o maior beneficiário. A Meta, dona do Facebook e do Instagram, pode ver mais anunciantes com a incerteza com seu maior concorrente, de acordo com analistas. A empresa tem uma longa tradição de copiar serviços concorrentes, com diferentes níveis de sucesso, como o recurso "stories", semelhante ao Snapchat, e o "reels", similar ao TikTok.

Ainda que criadores postem em ambas as plataformas, especialistas dizem que os usuários mais jovens provavelmente não migrarão para o Instagram. "A capacidade do TikTok de oferecer conteúdo relevante e divertido para seus usuários é incomparável no mundo das redes sociais", segundo a analista da eMarketer, Jasmine Enberg.

Já o Youtube ainda domina a atenção dos adolescentes norte-americanos. Aproximadamente nove em cada dez adolescentes disseram usar a rede, em pesquisa do Pew Research Center, o que a torna a plataforma mais usada entre os jovens de 13 a 17 anos. O TikTok registrou 63%, o Snapchat 60% e o Instagram 59%. O Google, que controla o Youtube, lançou o recurso "Shorts" em 2020.

O Snapchat nunca foi interessante para o público entre adultos, mas continua popular entre adolescentes e jovens adultos dos EUA. A rede lançou o Snapchat Spotlight em 2020, mesmo ano em que a Índia baniu o TikTok e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, tentava fazer o mesmo nos EUA. O recurso visa destacar os principais vídeos publicados na plataforma.

Outras alternativas com recursos semelhantes ao TikTok são redes mais novas, como o Triller, que está sendo adquirido por uma empresa sediada em Hong Kong. A plataforma é popular para vídeos musicais e tentou atrair criadores do TikTok para sua plataforma, mas sua base de usuários fica muito atrás dos concorrentes e o conteúdo parece menos diverso. O Zigazoo, por sua vez, se destaca porque mostra conteúdo no estilo do TikTok, mas com foco em vídeos apropriados para crianças.