Laurentino Veiga

Figuras Notáveis XX

Publicado em 31/08/2024 às 08:00

Parafraseando o gênio Rui Barbosa: “ Uns plantam a semente da couve para o prato de amanhã. Outros a semente do carvalho para o abrigo futuro ”. Insere-se nessa assertiva o renomado Economista Marcos Antônio Moreira Calheiros, Presidente do Conselho Regional de Economia de Alagoas (CORECON-AL).

Conheci-o na década de setenta cursando Ciências Econômicas na UFAL. Inteligente, comunicativo, e, sobretudo, focado nos estudos. À época, apresentava trabalhos acadêmicos com proeminência solicitados pelos saudosos Mestres: José Cavalcanti Manso, diretor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Alagoas, bem como o inesquecível Professor Paulo de Castro Silveira, então Procurador Geral da Fazenda Nacional.

Concluído sua graduação, migrou à terra de Camões para fazer seu mestrado em Évora (Portugal). Voltando à terrinha fora Coordenador do Curso de Economia no CESMAC. À época, convidou-me para lecionar as disciplinas Economia do Setor Público, Formação Econômica do Brasil e Ética Profissional. Exerci a cátedra por mais de duas décadas na maior instituição de Ensino Superior criada pelo saudoso Padre Teófanes Araújo de Barros.

Marcos Calheiros, por sua vez, ensinou diversas matérias na Seune. Dirigiu a extinta CODEAL, Sociedades de Economia Mistas, outros órgãos estaduais e municipais. Depois, dirigiu o antigo Hospital do Açúcar (VEREDAS), com competência e zelo. Todos esses cargos foram executados com ética, compromisso social em prol do bem comum.

À frente da Casa do Economista, dirige por várias gestões imprimindo seu dinamismo, sua capacidade gestora, e, principalmente, exercendo sua liderança ao longo de sua existência. Dir-se-ia que o filho ilustre de Capela permeia sua profissão à altura dos desafios contemporâneos.

Alarga oportunidades para os economistas alagoanos, oportunizando empregos na área pública e privada. Defende a profissão criada pela                             Lei nº 1.411, de 13 de agosto de 1951, no governo constitucionalista de Getúlio Dornelles Vargas. Enfim, Marcos Calheiros, tornou-se arauto dos discípulos de Keynes.

O dinâmico vereador Eduardo Canuto, apresentou o Projeto de Lei no dia 10 de junho de 2024, concedendo-lhe o Título de Cidadão de Maceió. No dia da entrega da Comenda, A Casa de Mário Guimarães ficou pequena para receber os economistas-empresários, intelectuais, jornalistas, acadêmicos que foram abraçar Marcos Antônio Moreira Calheiros.      

Recentemente, submeteu-se a uma cirurgia no Hospital Arthur Ramos. O médico que lhe operou obteve sucesso no procedimento cirúrgico. Voltando ao seu lar restabelecido e, ao mesmo tempo, recebendo o carinho de sua dedicada esposa Sandra e de seu querido filhão Marquinhos. Marcos Calheiros, por sua vez, plantou a semente do carvalho para abrigar os sonhos da categoria dos Economistas como um todo.