Kleverson Levy

Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.

Kleverson Levy

Lessa colocou mais 'lenha na fogueira' entre os direitistas (bolsonaristas) e JHC

Publicado em 07/05/2026 às 15:40
Instagram Oficial

De fato, se analisarmos os passos políticos dados por João Henrique Caldas, desde o início de sua carreira, chegamos à conclusão que nunca houve identidade partidária

A entrevista que o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), concedeu aos jornalistas Ricardo Mota e Carlos Melo,  no CMCAST desta semana, foi como espalhar - ainda mais - o fogo que estava aceso na direita alagoana.

Isso porque a fala de Lessa, afirmando que o ex-prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), seria ou votaria no presidente Lula em 2026, deixou os bolsonaristas mais irritados.

Todavia, essa fúria do bolsonarismo ocorre desde a entrega das unidades habitacionais do "Minha Casa Minha Vida", em Maceió, quando JHC esteve ao lado de Lula, dividindo o mesmo palanque com o governador Paulo Dantas, o senador e ex-ministro dos Transportes, Renan Filho, ambos do MDB; e o deputado federal Arthur Lira (PP).

À época, a companhia de "J" lado a lado da esquerda, em se tratando de aliados Lulistas, não rendeu bons resultados para o ex-chefe do Executivo da Capital.

Houve, no entanto, até a manifestação de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro que não perdoaram a atuação de Tio "J" com o PT, principalmente, no cargo em que estava como presidente como Partido Liberal (PL) em Alagoas.

Portanto, Ronaldo Lessa - esta semana - colocou mais 'lenha na fogueira' entre os direitistas (bolsonaristas) e JHC depois dessa nova declaração. De fato, se analisarmos os passos políticos dados por João Henrique Caldas, desde o início de sua carreira, chegamos à conclusão que nunca houve identidade partidária da parte dele.

Aliás, JHC vem do antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN) , passou pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), esteve no Partido Liberal (PL) e, agora, em 2026, se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). 

Ou seja: qual a ideologia Caldista, afinal? Se bem que, nos tempos atuais, os partidos perderam suas forças e representatividades - à direita ou à esquerda - devido, principalmente, a "(in) fidelidade partidária".

Não há amor à sigla, ao partido e suas diretrizes (conceitos e preceitos). Hoje, em dia, se observa algumas filiações de interesses eleitoreiros ou conveniências (oportunismo, em sua maioria!) políticas.

Atualmente, no cenário político que se estabiliza para as eleições de 2026, veremos qual será o comportamento (político e eleitoral) de JHC frente ao palanque eleitoral deste ano, mesmo com a repercussão da fala de Ronaldo Lessa nesta semana.

Será? 

À direita ou à Esquerda? 

Veremos! 

Política é Política! 

E viva a política dos políticos em Alagoas!

É isto!

Por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada!

“Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.