Kleverson Levy
Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.Em 2026, o futuro de Paulo Dantas pertence a Ronaldo Lessa
Me revelou uma fonte do Palácio República dos Palmares que o governador Paulo Dantas (MDB) vai dizer ou dirá, em breve, o caminho a seguir em seu futuro político. Com o segundo mandato nas mãos e sem reeleição, Dantas não sabe – ao certo – o que poderá ser na disputa eleitoral vindoura, mas terá tempo para decidir.
No entanto, para o ano de 2026, independente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), leia-se o todo poderoso presidente Marcelo Victor (MDB), Paulo Dantas precisa acordar (de fechar acordo) com o vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), antes de sair do Governo de Alagoas – caso seja candidato.
Isso porque o governador deixando o cargo, no prazo de desincompatibilização, quem assume é o vice-governador. Mesmo que haja uma manobra política – via ALE e MV – para continuar dominando até o Executivo, sabe-se que o futuro de Paulo Dantas vai depender da decisão política de Ronaldo em 2026.
Afinal, a turma do PDT e até o próprio Lessa poderão desfrutar dos últimos meses de Palácio dos Palmares, mudar totalmente o rumo da disputa eleitoral e, quem sabe, até, o próprio vice ser o candidato a governador – cargo que já foi dele por duas vezes.
Nos corredores palacianos, a palavra é não “subestimar” o potencial do ex-governador que sendo chefe do Executivo – novamente – mudará o cenário político de 2026. Lessa é Lessa. Lessa não é MV e ALE. Afinal, em 2022, Lessa se tornou peça fundamental na composição com o Palácio dos Palmares.
A junção de Lessa/Dantas foi importante na vitória de 2022. O ex-governador, de fato, se tornou peça fundamental desde a composição realizada entre MDB/PDT. Todos sabem que o vice-governador (hoje) conhece o bom e o ruim da política, quando se tem mandato ou não, e sabe – mais ainda – sobre como é ficar no ostracismo político.
Por ora, vale lembrar que Ronaldo Lessa tem sido um dos últimos moicanos (políticos mais experientes desde a década de 90) em que onde chega é bem recebido pelo público. O carisma e a trajetória que tem o ex-governador são para poucos políticos de mandatos e sem mandatos em Alagoas. Observem suas redes sociais e olhem para 2026.
Por fim, em 2026, o futuro de Paulo Dantas pertence a Ronaldo Lessa. Será?
Veremos o resultado!
Guardem sempre esta frase: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”, George Orwell.
É isto!
E viva a política dos políticos em Alagoas!