Kleverson Levy

Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.

Kleverson Levy

Fazer Política, sim! Politicagem, não!

Publicado em 13/10/2024 às 13:21

Com o resultado das eleições, de fato, encerra-se um ciclo pelos próximos três anos – no mínimo. Após dado a setença eleitoral, independente de quem ganhou ou perdeu, temos que aceitar a resposta dos eleitores e a decisão democrática do último dia 06 de outubro.

A vida segue. A política continua! E o povo vai permanecer elogiando, criticando ou reclamando dos maus gestores quando assumirem os mandatos. No entanto, cada um escolheu o que seria melhor para o futuro das cidades alagoanas – até que chegue em 2028 para uma nova decisão nas urnas.

Por aqui, e acolá, a gente continua exercendo o mesmo papel jornalístico de sempre e prestando serviço à população alagoana. Caberá a nós, jornalistas, permanecer mostrando a verdade dos fatos para nossos leitores. Portanto, continuamos a dizer:

Fazer Política, sim! Politicagem, não!


Contudo, não há nada de diferente do “modus operandi” relativo a que era no passado. A gente viu mais – ainda – como foi em 2024.

E assim sempre foi na República chamada Alagoas e, claro, em qualquer parte do país. Quem pretende ser candidato – um ano antes do pleito – sempre dá “uma carga” na imagem, nos discursos e promessas durante o período que antecede a disputa eleitoral.

Há e haverá sempre muita demagogia, promessas renovadas, discursos calorosos e um estilo político arcaico de dizer “eu fiz, eu mandei, eu trouxe, eu vou fazer, eu vou trazer…” e por aí se tem o teor contextual de cada um que se utiliza dos microfones para ser lembrado.

Eis que, o ano de 2024, mostrou mais – e sem tergiversar – que nas entranhas da política o que vale é ter grana, bufunfa e muito dinheiro para conquistar eleitores e o Poder. Ressalta-se, também, que há muita gente – e sempre – com sede de PODER.

Por fim, só nós (eu, você e o eleitor) temos o poder de mudar esta realidade. Todavia, 2024 se encerrou! Fechou o ciclo eleitoral. Parabéns aos eleitos e reeleitos.

Agora, seguimos para 2026 com o seguinte aprendizado: não existe mais ideologia, partido, “respeito e gratidão” na política. O que vale é ter dinheiro e Poder (acima de tudo e todos). Afinal: Política se faz com reconhecimento e não com oportunismo político e eleitoral. Por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, credibilidade e respeito ao leitor (você).

Bom domingo! Bom início de semana!