Kleverson Levy

Kleverson Levi é jornalista e escreve especialmente sobre política.

Kleverson Levy

Eleições 2024: JHC captou quase 800 mil votos com vistas para 2026

Publicado em 08/10/2024 às 20:43
Itawi Albuquerque

Já escreveu o Blog Kléverson Levy que a vitória de João Henrique Caldas, o JHC (PL), ao conquistar seus 83,25% dos votos nas urnas do último domingo, 06, na capital alagoana, deu ao prefeito reeleito de Maceió a maior votação entre as últimas eleições municipais. 

Foram exatos 379.544 votos dos maceioenses depositados nas urnas de outubro deste ano. Assim como em Maceió, JHC conseguiu captar em Alagoas – em se tratando de densidade eleitoral –  aproximadamente 435 mil votos frente ao Partido Liberal (PL) nos municípios alagoanos.

Além do PL que comanda no estado, o prefeito de Maceió obteve cerca de 350 mil votos da sigla que é de sua base de sustentação política, o Progressista ou PP, demonstrando com esse resultado obtido nas cidades do estado um caminho natural para 2026. 

Todavia, o que se analisa desse percentual e conquista das urnas de 2024, caso a eleição fosse estadual, é que JHC poderia ter sido eleito governador de Alagoas, se compararmos a soma desses votos (os quase 800 mil) que ultrapassa os quase 750 mil obtidos pelo MDB dos Calheiros.

Esta é uma análise obtida até nos bastidores políticos, após o resultado das urnas de 2024 (e está claro) com vistas ao pleito de 2026. 

Portanto, como presidente estadual do PL e, angariando o apoio do PP, Podemos, União Brasil e outras legendas, de fato, JHC lidera em Alagoas – hoje e ao fim da eleição – um capital eleitoral “grandioso” para enfrentar (com reais chances de vitória) a eleição ao Governo de Alagoas em 2026.

Não é à toa (como já comentava nos bastidores políticos e diante das pesquisas realizadas) que a disputa de 2024 mostrou a “Tio J” seu potencial eleitoral e, ao mesmo tempo, apontou para o estado e o Brasil a liderança de um jovem prefeito que chegou à Prefeitura da capital alagoana, em 2020, sem padrinhos.

Afinal, JHC conseguiu passar para os maceioenses – ao longo dos últimos três anos e meio, sem dúvidas, que sua gestão teve resultados positivos com os programas Saúde da Gente, Gigantinhos, Brota na Grota e o Hospital da Cidade – este último tão criticado pelos adversários pelos gastos públicos.

Trajetória x 2026

JHC foi deputado estadual, quando denunciou a corrupção na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE); elegeu-se duas vezes o deputado federal mais votado do estado; venceu a eleição em 2020 em Maceió; e no domingo, 06, foi reeleito com a maior votação das capitais do Nordeste e a segunda do país. 

Hoje, o prefeito de Maceió não é mais o político de uma ideologia ou de outra, de um partido ou de outro, de um grupo político ou de outro. JHC virou uma marca com uma densidade eleitoral de peso para daqui a dois anos. Anote aí!

Por fim, dada encerrada as eleições de 2024, todavia, seguimos para as articulações com olhos em 2026. JHC saiu grande, foi um dos maiores vitoriosos das eleições em Alagoas e, agora, tem potencial político e eleitoral com seus 379.544 votos (83,25% válidos) – apenas em Maceió – para ser testado daqui a dois anos.

Será?

Veremos!

Leia TambémJHC teve 83,25% dos votos superando Cícero Almeida em 2008

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: [email protected]

Redes sociais: @blogkleversonlevy