EUROPA

Famílias de italianos libertados na Venezuela expressam alívio

Alberto Trentini e Mario Burlò já estão em embaixada da Itália em Caracas

Por Redação ANSA Publicado em 12/01/2026 às 11:08
Familiares celebraram libertação de italianos presos na Venezuela

As famílias do trabalhador humanitário italiano Alberto Trentini e do empresário Mario Burlò manifestaram alívio nesta segunda-feira (12), após a confirmação da libertação dos dois, e agradeceram ao governo italiano pela ajuda.

A família de Trentini, que estava detido na Venezuela há 423 dias, declarou que a notícia representou um momento de grande emoção.

"Alberto está finalmente livre! Estávamos esperando por esta notícia há 423 dias!" disse a família, em comunicado divulgado por sua advogada, Alessandra Ballerini.

No mesmo comunicado, os parentes de Trentini ressaltaram que os meses de detenção deixaram feridas difíceis de curar, tanto nele quanto em sua família, e que agora precisam de tempo a sós para se recuperar.

"Agradecemos a todos por estarem perto de nós, mas pedimos que respeitem nosso silêncio e confidencialidade. Haverá tempo para encontrarmos as palavras certas para contar o que aconteceu e apurar responsabilidades. Hoje, só queremos paz. Obrigado!" afirmaram.

Por sua vez, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, telefonou para a mãe de Trentini para lhe dizer que, depois de partilhar o sofrimento e a saudade dela e do marido, todos partilham a sua felicidade com a libertação.

O advogado de Burlò, Maurizio Basile, disse à ANSA que o empresário imobiliário teve uma longa conversa telefônica com sua filha Gianna, feita a partir do consulado italiano em Caracas, para comunicar sua libertação e tranquilizá-la sobre seu estado de saúde.

"Ele está bem," declarou Basile, acrescentando que Burlò é "uma pessoa de extraordinária força e vitalidade." Ambos foram libertados pela Venezuela e levados à Embaixada da Itália em Caracas, de onde devem retornar ao país nos próximos dias.