Com apoio de republicanos, Senado limita poderes de Trump na Venezuela
Medida precisará de aprovação na Câmara dos Representantes
O Senado dos Estados Unidos, de maioria republicana, aprovou nesta quinta-feira (8) uma resolução que impede o presidente Donald Trump de realizar novas ações militares contra a Venezuela sem autorização do Congresso.
Com 52 votos a favor e 47 contra, os senadores desferiram um duro golpe no mandatário, já que alguns republicanos votaram ao lado dos democratas para limitar a autoridade de Trump em relação à Venezuela.
Os republicanos que votaram contra a orientação do partido foram Rand Paul, Todd Young, Lisa Murkowski e Josh Hawley.
"O Congresso deve exercer sua autoridade para declarar guerra, mesmo quando uma operação militar é bem-sucedida; caso contrário, o país corre o risco de ser governado sob um estado de emergência", afirmou o senador conservador Paul.
Após a aprovação no Senado, a medida seguirá para a Câmara dos Representantes. No entanto, a tramitação tende a ser mais complicada, já que os republicanos detêm a maioria, ainda que por uma margem estreita.
De acordo com informações da Bloomberg, caso a resolução sobre os poderes de guerra relacionados à Venezuela seja aprovada pelo Congresso, a Casa Branca já garantiu que vetará o texto.