Hochul e Mamdani apresentarão plano de creche gratuita na cidade de Nova York.
NOVA YORK (AP) — Pais da cidade de Nova York poderão em breve ter acesso a creches gratuitas para seus filhos de 2 anos, segundo um plano que será apresentado nesta quinta-feira pela governadora Kathy Hochul e pelo prefeito Zohran Mamdani .
Espera-se que os dois democratas detalhem o programa em uma coletiva de imprensa na manhã de quinta-feira, juntamente com uma promessa de Hochul de buscar uma iniciativa mais ampla de cuidados infantis em todo o estado.
“Há uma coisa em que todas as famílias de Nova York concordam: o custo da creche é simplesmente muito alto”, disse Hochul em um comunicado, acrescentando que está “orgulhosa de fazer parceria com o prefeito Mamdani e líderes de todo o nosso estado para tornar isso realidade, transformando essa base em um roteiro concreto que transformará a vida de pais trabalhadores e seus filhos em todo o nosso estado”.
Para Mamdani , o anúncio é o primeiro passo para cumprir uma de suas promessas de campanha mais marcantes, representando uma grande conquista para o prefeito poucos dias após assumir o cargo com a promessa de implementar uma agenda transformadora centrada em tornar a cidade um lugar mais acessível para se viver.
“Esta vitória representa muito mais do que um triunfo da parceria entre o governo municipal e o estadual — é a prova de que, quando os nova-iorquinos se unem, podemos transformar a maneira como o governo serve as famílias trabalhadoras”, disse ele em um comunicado.
Hochul, um moderado que concorre à reeleição este ano, alinhou-se politicamente com o novo prefeito progressista da cidade em seu plano de oferecer creches gratuitas na cidade, embora ainda existam dúvidas sobre como o programa poderia ser implementado.
Em um comunicado divulgado pelo gabinete da governadora, Hochul afirmou que se compromete a financiar os dois primeiros anos do programa municipal de creche gratuita para crianças de 2 anos, descrevendo-o como uma expansão do programa pré-escolar já existente na cidade.
Segundo o comunicado, o primeiro ano será focado em "áreas de alta necessidade" selecionadas pela cidade, e a partir do quarto ano o projeto será expandido para toda a cidade.
Além disso, o gabinete de Hochul afirmou que ela trabalhará para expandir o acesso à pré-escola universal em todo o estado, com o objetivo de disponibilizar o programa em todo o estado de Nova York até o início do ano letivo de 2028-29.