PREMIAÇÃO

Instituto do Nobel da Paz diz que prêmio não pode ser transferido

Declaração chega após Corina Machado sugerir dividi-lo com Trump

Por Redação ANSA Publicado em 07/01/2026 às 11:22
María Corina Machado foi laureada com o Nobel da Paz em 2025

O instituto responsável pelo Nobel da Paz esclareceu nesta quarta-feira (7) que o prêmio não pode ser transferido para terceiros, após a líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, vencedora da honraria em 2025, ter sugerido dividi-la com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Um Nobel não pode ser revogado ou transferido para outro. Uma vez anunciado o vencedor ou os vencedores, a decisão é definitiva", disse o porta-voz do Instituto Norueguês do Nobel, Erik Aasheim, à agência espanhola EFE.

"Quanto ao prêmio em dinheiro, os vencedores têm a liberdade de usá-lo como bem entenderem", acrescentou.

Machado, que já havia dedicado o Nobel da Paz a Trump, declarou recentemente à emissora Fox News que gostaria de "compartilhá-lo" com o presidente dos EUA, em meio aos rumores de que ele teria escanteado a opositora no processo de transição na Venezuela pelo fato de ela ter sido premiada.

Trump fez campanha aberta para ganhar o Nobel da Paz em 2025 e disse na última terça (6) que Machado não deveria ter sido laureada, porém negou que isso tenha influenciado em sua decisão de aceitar a chavista Delcy Rodríguez como líder do processo de transição após a captura de Nicolás Maduro por forças americanas.

O presidente alegou recentemente que Machado não tem apoio dentro de seu próprio país, e a opositora admitiu que não conversa com o magnata desde o anúncio do Nobel, em outubro.