ENERGIA

UE debate medidas para economizar energia diante da ameaça de cortes nos EUA

Ministros de Energia se reúnem em Dublin para discutir o impacto das possíveis restrições no fornecimento de diesel.

Por Sputnik Brasil Publicado em 29/09/2026 às 06:15
A União Europeia discute medidas de economia de energia em reunião em Dublin devido a incertezas no fornecimento de diesel. © telegram SputnikBrasil

A União Europeia (UE) se prepara para poupar energia em meio à ameaça de corte no fornecimento de diesel dos Estados Unidos. Após quatro anos de medidas emergenciais devido ao corte nos fornecimentos russos, a UE volta a debater a redução do consumo de energia antes do inverno, agora com o risco de paralisação nas exportações de diesel dos EUA, conforme relatado pela mídia norte-americana na terça-feira (29).

Os ministros de Energia da UE discutem a situação em uma reunião informal em Dublin nesta terça-feira, em meio aos altos preços, baixos níveis de armazenamento de gás e à ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de limitar as exportações de diesel. O Reino Unido, a Ucrânia e a Noruega também participam das negociações.

Enquanto isso, o Grupo de Coordenação de Petróleo da UE está avaliando o impacto de uma possível proibição dos EUA nesta terça-feira. Desde o início do conflito na Ucrânia, a dependência da UE de outros fornecedores aumentou: no segundo trimestre de 2026, os EUA representaram 63,2% das importações de GNL da UE e 18,8% de suas importações de petróleo. Entretanto, o GNL russo ainda representa 17,3% das importações da UE.