Lula se encontra com líder uruguaio e prefeito de NY antes da ONU
Discussões abordam integração regional, comércio e desafios globais antes da Assembleia-Geral da ONU.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, na manhã desta segunda-feira, 21, na residência oficial do embaixador do Brasil na ONU, Sérgio Danese.
O encontro durou pouco menos de uma hora. Em sua conta no X, Lula disse que os dois conversaram sobre "a integração latino-americana e caribenha, bem como sobre as ameaças do extremismo político e da desinformação na região e no mundo."
"Tratamos de temas da agenda bilateral, em especial infraestrutura e comércio agrícola. Agradeci a autorização concedida ao Brasil para uso do excedente da cota uruguaia de exportação de carne bovina para a China", continuou o brasileiro. "Também manifestei interesse em conhecer a experiência uruguaia de regulamentação das apostas online (bets)."
Em seguida, Lula se reúne com o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, que chegou à residência oficial com os principais nomes de seu gabinete, incluindo o vice-prefeito Dean Fuleihan.
O último compromisso de Lula nesta segunda-feira será uma reunião com o senador americano Bernie Sanders, às 18h no horário local (19h no horário de Brasília).
O encontro com dois expoentes da ala mais à esquerda do Partido Democrata ocorre em meio ao aumento da pressão do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o País, com aplicação de sanções e a designação de facções criminais como grupos terroristas.
Lula deve discursar na abertura da Assembleia-Geral da ONU na manhã de terça-feira, 22, e retornar ao Brasil logo em seguida. O Brasil é o primeiro país a abrir os discursos do Debate Geral, seguido pelos Estados Unidos.
Segundo interlocutores envolvidos na redação do discurso, temas dados como certos são as guerras e a paralisia da ONU, o regime do clima, regras de comércio, tarifas e a defesa de cooperação policial para combate ao crime organizado.
A Sessão terá como tema "Restaurar a confiança, gerenciar a transformação: uma Organização das Nações Unidas que atenda a todas as pessoas".
Lula pode cruzar com Trump no corredor da ONU outra vez, a exemplo do que ocorreu no ano passado, mas a chance de uma reunião formal é remota.
Uma entrevista coletiva do presidente brasileiro não está descartada, mas ainda não foi confirmada.