Dente fossilizado de mastodonte é encontrado na baía de São Francisco
Descoberta pode ter entre 50.000 e 100.000 anos, realizada por cientista da Balance Hydrologics.
A cientista da empresa Balance Hydrologics, Brigid Lynch, descobriu na baía de São Francisco um dente da boca de um mastodonte da Idade do Gelo, que pode datar de 50.000 a 100.000 anos, comunicaram veículos de imprensa ocidentais.
Os mastodontes eram herbívoros maciços, parecidos com elefantes, que foram extintos há cerca de 11.700 anos, perto do final da última Idade do Gelo.

O dente de 23 centímetros foi encontrado em uma reserva local pela geomorfologista da empresa Balance Hydrologics, Brigid Lynch, que estava examinando a área como parte de um esforço para melhorar o habitat da ameaçada rã-de-pernas-vermelhas-da-Califórnia.
O dente está em "estado imaculado", comentou Wayne Thompson, diretor-geral da Pacific Paleontology. Segundo ele, o dente provavelmente remonta de 50.000 a 100.000 anos, levando em consideração a localização da descoberta.

Thomson comentou que os dentes de mastodonte têm raízes extremamente frágeis, mas este molar tinha a maioria das raízes ainda preservadas.
O paleontólogo também acredita que o resto do animal ainda pode estar no local. "Provavelmente saiu recentemente do crânio e o crânio, juntamente com o resto dos ossos, ainda está enterrado lá fora", resumiu.
Por Sputinik Brasil