POLÍTICA

Irã reafirma compromisso em mediação no conflito da Arábia Saudita com houthis

Chanceler iraniano destaca disposição para diálogo e solução pacífica no Iêmen.

Por Sputnik Brasil Publicado em 26/07/2026 às 11:43
Irã propõe diálogo para pacificação no conflito entre Arábia Saudita e houthis. © telegram SputnikBrasil

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, fez um gesto público para resolver contenciosos com a Arábia Saudita, conforme informou a mídia iraniana. "Manifestamos nossa disposição em desempenhar um papel construtivo, e nossos amigos na Arábia Saudita estão cientes disso", declarou o chanceler iraniano.

A autoridade também afirmou que o problema no Iêmen deve ser resolvido por meio de negociações e enfatizou que países como o Irã e outros Estados da região podem oferecer seu apoio ao processo.

No dia 13 de julho, o Aeroporto Internacional de Sanaa, no Iêmen, foi alvo de ataques aéreos antes do pouso de um avião proveniente do Irã, que transportava membros da liderança iraniana, segundo o grupo Ansar Allah.

Os houthis atribuíram os ataques à Arábia Saudita, declararam o fim do cessar-fogo com Riad e lançaram seus próprios ataques contra o aeroporto de Abha, na Arábia Saudita.