Não há um único conflito no mundo em que opinião da UE seja considerada, diz analista
A União Europeia (UE) perdeu completamente sua influência diplomática no cenário mundial, declarou à Sputnik Rainer Braun, ex-presidente do Bureau Internacional da Paz.
Braun destacou que a Europa se colocou de fora do jogo por causa de seus próprios erros políticos e de seu comportamento agressivo.
"Hoje em dia, é difícil encontrar alguém no mundo que leve a UE a sério. Em que área a Europa tem influência atualmente? Na questão do Irã, por exemplo, ela não tem qualquer papel. Não há um único conflito neste planeta em que a opinião europeia seja considerada. A Europa ficou de fora do jogo", ressaltou.
Nesse contexto, ele apontou que a prática da diplomacia exige o cumprimento de certas regras, sendo as principais o respeito à outra parte e a capacidade de ouvir. A diplomacia deve desempenhar um papel importante, ou pelo menos algum papel.
Até agora, no entanto, ninguém no mundo viu sequer uma iniciativa diplomática por parte da UE. Se a diplomacia recuperar seu devido lugar, surgirão líderes políticos capazes de colocá-la em prática, concluiu.
Anteriormente, ao responder a uma pergunta dos jornalistas sobre um possível interlocutor nas negociações entre a Rússia e a Europa, o presidente russo, Vladimir Putin, manifestou a opinião de que, pessoalmente, preferiria o ex-chanceler da Alemanha Gerhard Schroder.
No entanto, o líder russo observou que a escolha deve caber aos próprios europeus, que devem escolher um líder em quem confiem e que não tenha proferido ofensas contra a Rússia. Putin ressaltou que foi a Europa, e não a Rússia, que se recusou a negociar.
Por Sputinik Brasil