Flávio Bolsonaro afirma a Trump que Brasil será aliado e descarta taxação de empresas
Pré-candidato à Presidência diz que, se eleito, firmará acordos que eliminam necessidade de tarifas sobre produtos brasileiros nos EUA.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, declarou nesta terça-feira, 26, ter afirmado ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, caso seja eleito, o Brasil se tornará um país aliado, eliminando a necessidade de taxação de produtos brasileiros pelo governo norte-americano. Segundo Flávio, a mudança seria resultado de novos acordos a serem firmados entre as duas nações.
“Em função de como o governo Lula trata os Estados Unidos, ameaçando o dólar como padrão internacional no comércio entre países, o que eu disse é que os Estados Unidos teriam um país aliado no Brasil. Não seria necessário usar o mecanismo de taxar as empresas brasileiras, porque teríamos a condição de sentar como adultos”, afirmou Flávio em entrevista coletiva após reunião com Trump na Casa Branca.
O senador destacou ainda que, se eleito, pretende negociar acordos que beneficiem empresas brasileiras e norte-americanas.
De acordo com Flávio Bolsonaro, a conversa com Trump durou cerca de 1h40. Durante o encontro, o ex-presidente dos EUA dedicou dez minutos a falar sobre reformas realizadas na Casa Branca. Outros temas abordados incluíram a saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a possibilidade de classificar organizações criminosas brasileiras como terroristas. Flávio relatou que Trump ainda está analisando essa questão e não deu um posicionamento definitivo. “Ele falou que estava analisando isso ainda, mas obviamente que não pode tomar uma decisão definitiva para me dar”, afirmou o senador.