Anvisa aprova primeiro medicamento nacional à base de semaglutida após fim da patente do Ozempic
Ozivy, fabricado pela EMS, é o primeiro concorrente brasileiro autorizado após expiração da patente da Novo Nordisk. Medicamento aguarda início da comercialização.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do Ozivy, primeiro medicamento nacional à base de semaglutida, produzido pela EMS. A autorização ocorre após o fim da patente da Novo Nordisk sobre a substância no Brasil, abrindo espaço para concorrência no mercado.
A semaglutida é o princípio ativo do Ozempic, utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, e do Wegovy, indicado para obesidade. O Ozivy foi registrado como medicamento novo por desenvolvimento abreviado, modalidade destinada a substâncias já conhecidas, mas que ainda precisam comprovar qualidade, segurança e eficácia.
Apesar da aprovação pela Anvisa, o Ozivy ainda não tem data definida para chegar às farmácias. A EMS precisa finalizar etapas comerciais e logísticas, como definição de preço, produção dos primeiros lotes e distribuição ao varejo farmacêutico.
Com informações da Sputnik Brasil