Semana decisiva para o fim da escala 6 x 1: trabalhadores vão às ruas enquanto Câmara se prepara para votar
Centrais sindicais lideram protestos em várias cidades, enquanto Câmara analisa PEC que pode mudar jornada de trabalho.
Semana decisiva para o fim da escala 6 x 1: Centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), promoveram nesta segunda-feira (25) um ato na avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), em São Paulo. O protesto é contra a jornada de trabalho de seis dias consecutivos por apenas um de folga, justamente na semana em que o Congresso Nacional deve votar propostas que podem alterar as regras trabalhistas no Brasil.
O movimento reivindica a redução da carga semanal de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução salarial. Manifestações semelhantes ocorreram em mais de 15 cidades durante o fim de semana, e novos atos estavam previstos para esta segunda-feira no Rio de Janeiro, em São Luís e Aracaju.
Em Brasília, a semana é considerada decisiva, com a leitura do relatório da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) agendada para esta segunda-feira na Câmara dos Deputados. A votação na Comissão Especial deve ocorrer na quarta-feira (27) e, no plenário, na quinta-feira (28).
A proposta em análise reúne duas PECs e um projeto de lei enviado pelo presidente Lula, em regime de urgência, que prevê dois dias de descanso remunerado por semana e proíbe qualquer redução de salário em decorrência da mudança.