Explosão em mina de carvão na China deixa 82 mortos
Acidente em Shanxi é o mais grave em minas chinesas desde 2009
Oitenta e duas pessoas morreram em uma explosão de gás em uma mina de carvão na província de Shanxi, no Norte da China, naquele que se tornou o acidente de mineração mais mortal do país desde 2009.
A explosão ocorreu no final de sexta-feira (22) na mina de carvão Liushenyu, localizada no condado de Qinyuan. No momento do acidente, 247 trabalhadores estavam no subsolo, segundo informações da agência estatal Xinhua.
A mina é operada pelo Shanxi Tongzhou Group Liushenyu Coal Industry, fundada em 2010 e controlada pelo Shanxi Tongzhou Coal Coking Group, conforme dados do banco corporativo Qichacha.
As operações de resgate seguem em andamento e a causa do acidente está sob investigação, de acordo com a autoridade local de gerenciamento de emergências em Qinyuan. Shanxi é considerada o principal polo de mineração de carvão na China.
O presidente Xi Jinping determinou que as autoridades “não poupem esforços” no atendimento aos feridos e nas operações de busca e resgate. Ele também realizou uma investigação rigorosa sobre as causas do acidente e a responsabilização dos envolvidos, conforme divulgado pela Xinhua.
O primeiro-ministro Li Qiang solicita divulgação ágil e precisa das informações, além de uma depuração rigorosa das responsabilidades.
A China conseguiu reduzir significativamente as mortes em minas de carvão — geralmente provocadas por explosões de gás ou inundações — desde o início dos anos 2000, por meio de regulamentações mais rigorosas e práticas de segurança aprimoradas.
Em 2009, uma explosão semelhante na província de Heilongjiang resultou em 108 mortes e deixou 133 feridos.
Segundo a Xinhua, executivos da empresa responsáveis pela minha foram detidos.
As autoridades de Shanxi enviaram ao local sete equipes médicas e de resgate, totalizando 755 profissionais, segundo o departamento de gerenciamento de emergências de Qinyuan.
Notícias relacionadas:
- Dia da África: continente avanços ascensão da China e mira progresso.
- China suspende três frigoríficos brasileiros após irregularidades.
- Tremor de magnitude 5,2 na escala Richter atinge o sul da China.
Colaborou Fabiola Arámburo, da Cidade do México*
*É proibida a reprodução deste conteúdo.