DENÚNCIA NO SISTEMA PRISIONAL

Sindicato acusa penitenciária de oferecer regalias a Deolane Bezerra em São Paulo

Influenciadora teria recebido cama diferenciada e chuveiro quente durante passagem pela Penitenciária Feminina de Santana, segundo Sinppenal. SAP e OAB justificam tratamento com base em prerrogativas legais para advogados.

Publicado em 23/05/2026 às 12:12
Deolane Bezerra Reprodução / Instagram

O Sindicato dos Policiais Penais do Estado de São Paulo (Sinppenal) denunciou supostas regalias concedidas à influenciadora e advogada Deolane Bezerra durante as 14 horas em que esteve presa na Penitenciária Feminina de Santana, na zona norte de São Paulo, na última sexta-feira (22). Segundo o sindicato, Deolane teria recebido uma cama diferente das utilizadas pelas demais detentas e acesso a um chuveiro quente, enquanto as outras presas utilizam chuveiros frios. A denúncia foi encaminhada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que deverá apurar o caso.

Em resposta ao Estadão, a SAP afirmou, por meio de nota, que Deolane foi alocada conforme determinação judicial, que reconheceu seu registro ativo como advogada: "A atuação institucional da SAP limitou-se ao estrito cumprimento do dever legal e das ordens do Poder Judiciário".

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) esclareceu que advogados presos preventivamente têm direito a prerrogativas profissionais previstas em lei, como a separação de outros detentos, o que não configura privilégio.

A reportagem segue tentando contato com a defesa de Deolane Bezerra.

Deolane foi presa na quinta-feira (21) durante a Operação Vérnix, conduzida pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

O sindicato, que representa agentes penitenciários do estado, relatou que Deolane ficou em um cômodo normalmente utilizado como sala de espera para detentas que aguardam consulta médica. O local, recentemente pintado, teria recebido uma cama de estrutura metálica, diferente das camas de concreto usadas pelas demais presas. Além disso, teria sido instalado um chuveiro elétrico exclusivo para ela.

Segundo o Sinppenal, a influenciadora foi recebida pessoalmente pelo diretor da penitenciária.

A Penitenciária Feminina de Santana enfrenta atualmente superlotação: a unidade tem capacidade para 2.686 detentas, mas abriga 2.822 mulheres, segundo dados da SAP.

Deolane permaneceu na unidade das 15h de quinta-feira (21) até cerca das 5h de sexta-feira (22), quando foi transferida para a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no interior do estado, a 670 km da capital.

No novo presídio, ela ocupa uma cela de 9 metros quadrados, compartilhada com outra advogada. Deolane está regularmente inscrita como advogada na seccional de São Paulo da OAB, conforme o Cadastro Nacional de Advogados.

Em nota, a OAB explicou que o Estatuto da Advocacia prevê que advogados presos preventivamente, ou seja, antes do trânsito em julgado da sentença, devem ser recolhidos em sala do Estado-Maior ou, na ausência desta, em local equivalente, separados dos presos comuns.

Deolane foi presa preventivamente, com caráter temporário. A OAB acrescentou que "a Comissão de Prerrogativas da OAB SP acompanha o caso envolvendo a advogada e influenciadora Deolane Bezerra no âmbito da defesa das prerrogativas profissionais previstas em lei, e não por qualquer privilégio pessoal".