China suspende três frigoríficos brasileiros após identificar irregularidades
Economia, Abiec, exportações, China, frigoríficos
A China suspendeu temporariamente as exportações de três frigoríficos brasileiros após identificar irregularidades sanitárias em cargas de carne bovina enviadas ao país.
A medida afeta as unidades da JBS, PrimaFoods e Frialto, conforme confirmação da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
Foram suspensas as operações da unidade da JBS em Pontes e Lacerda (MT), da PrimaFoods em Araguari (MG) e do refrigerador Frialto em Matupá (MT). Segundo a Abiec, o embargo é preventivo e temporário, permitindo que as empresas rastreiem a origem das cargas e corrijam as falhas apontadas pelas autoridades chinesas.
Irregularidades
A Frialto informou que a fiscalização chinesa detectou a presença de hormônio sintético acetato de medroxiprogesterona em uma das cargas exportadas pela empresa.
Após a suspensão, a Frialto impediu em 40% a produção da unidade de Matupá, direcionando parte da carne para outros mercados, como Estados Unidos, México, União Europeia e países árabes e asiáticos.
A empresa também iniciou uma investigação técnica dos lotes envolvidos e espera retomar as operações antes do início do ciclo de exportações da cota chinesa de 2027. Segundo a Frialto, a suspensão ocorre quando o Brasil já se aproxima do limite da cota de exportações para 2026, o que naturalmente reduziria os embarques no segundo semestre.
A Abiec ressaltou que o Brasil possui um dos sistemas de controle sanitário mais rigorosos do mundo, com monitoramento permanente da cadeia produtiva e fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF). As cargas questionadas pela China estão sendo tratadas conforme os protocolos sanitários firmados entre os dois países.
O Ministério da Agricultura e Pecuária e a Embaixada da China no Brasil ainda não se manifestaram sobre o caso.
Liberação
A suspensão ocorre na mesma semana em que a China autorizou a retomada das exportações de outras três plantas brasileiras, embargadas desde março de 2025. Na última quarta-feira (20), foram reabilitadas as unidades da JBS em Mozarlândia (GO), da Frisa em Nanuque (MG) e da Bon-Mart Frigorífico em Presidente Prudente (SP).
Nesta ocasião, a Abiec celebrou a decisão, afirmando que a retomada reforça a confiança das autoridades chinesas no sistema sanitário brasileiro e na qualidade da carne bovina nacional. A entidade também destacou o papel do Ministério da Agricultura e Pecuária nas negociações realizadas diretamente em Pequim para restabelecer as habilitações.
Atualmente, o Brasil possui mais de 100 frigoríficos habilitados para exportar carne bovina para a China, principal destino internacional do produto brasileiro.
Notícias relacionadas: