SAÚDE PÚBLICA

OMS eleva para 'muito alto' o risco de ebola na República Democrática do Congo

Organização Mundial da Saúde alerta para avanço do surto e amplia nível de alerta no país africano

Publicado em 23/05/2026 às 10:19
OMS eleva alerta para risco de ebola na República Democrática do Congo devido ao avanço do surto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou de “alto” para “muito alto” o risco do surto de ebola na República Democrática do Congo (RDC). O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“O surto de ebola da República Democrática do Congo está se espalhando rapidamente. Anteriormente, a OMS havia avaliado o risco como alto nos níveis nacional e regional, e como baixo a nível global”, afirmou Tedros em pronunciamento.

Notícias relacionadas:

“Estamos agora revisando nossa avaliação de risco para muito alto a nível nacional, alto a nível regional e baixo a nível global”, completou Tedros.

De acordo com dados da OMS, já foram confirmados 82 casos de ebola na RDC, além de sete mortes. “Mas sabemos que a epidemia no país é muito maior. Há quase 750 casos suspeitos e 177 mortes suspeitas”, destacou o diretor-geral.

Segundo ele, na última quinta-feira (21), ocorreu um incidente de segurança em um hospital na província de Ituri, onde tendas e suprimentos de saúde foram incendiados.

“Construir a confiança nessas comunidades é essencial para uma resposta bem-sucedida e é uma das nossas maiores prioridades”, concluiu Tedros.