MACEIÓ

“Aqui eu posso sentir a presença de Deus”: mirantes de Maceió viram refúgio de paz para moradores

Publicado em 23/05/2026 às 09:30
Secom Maceió

"Aqui eu posso sentir a presença de Deus. Esse lugar é um ponto de paz." É assim que Débora Cruz de Carvalho retoma o sentimento ao chegar ao mirante no bairro Santa Amélia, onde mora há 14 anos. Mãe de três filhos, Valentina, de 11 anos, Benjamin, de 9, e Mariana, de 8, transformaram o espaço em um ponto de encontro com a família e consigo mesma.

Segundo Débora, o mirante representa mais do que uma área de lazer. É um lugar de pausa no meio à correria do dia a dia. "A gente vive numa rotina pesada, com muitas telas, muito estresse. Aqui é diferente. É um espaço para contemplar, para respirar, para viver o simples", disse.

Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Ela lembra que a revitalização do espaço foi aguardada pela comunidade e destaca a importância da ocupação do lugar pela população. “Esse lugar precisa ser vivido pelas pessoas. É nosso. Quando a gente ocupa, traz vida, evita que seja marginalizado. É um espaço para todo o mundo: crianças, idosos, famílias”, reforçou.

Mesmo sem conseguir frequentar com a assiduidade que gostaria, Débora aproveita cada visita seja com os filhos ou com outros parentes. Em uma delas, levou uma tia que veio de Recife para conhecer o mirante, momento que, segundo ela, fica guardado na memória da família.

“É aqui que a gente foge da rotina e vive o simples da vida, faz um lanche, conversa, senta na grama, desacelera. Às vezes, eu venho até sozinho, quando eles estão na escola, só para ter esse momento de paz. A vida, a correria do dia a dia, e isso gera ansiedade. Então, quando venho pra cá, até sozinho às vezes, consigo aliviar o que estou ansioso. É um momento de pausa. Nós conseguimos nos aproximar mais de Deus e do que Ele pode proporcionar”, contornou.

No Mirante de Santa Terezinha, no bairro do Farol, a sensação é semelhante, mesmo para quem chega pela primeira vez. "Eu estou apaixonado. Achei lindo, encantador", disse a baiana Natália Mendes, que mora em Maceió há três anos.

Acostumada à paisagem da parte baixa da cidade, na região de Ponta Verde, Natália se surpreende com a vista panorâmica. "Eu não imaginava como era ver Maceió do alto. É uma experiência diferente, muito bonita", destacou.

Ela conheceu o local por indicação de uma amiga e aproveitou o fim de tarde para contemplar o pôr do sol. "Vim no horário perfeito. É ainda mais especial. Com certeza eu indiquei para outras pessoas e quero voltar mais vezes", afirmou.

No Mirante São Gonçalo, Letícia Maria conta que consegue se conectar e sentir paz ao estar no espaço e se sentir livre ao viver momentos assim. "Sempre que preciso me encontrar, sentir paz ou sentir a presença de Deus, venho aqui, faço uma prece e sinto a energia desse lugar lindo. É muito bom poder sentir essa sensação de liberdade em meio a rotina tão caótica", contornou.

Os relatos mostram como os espaços revitalizados pela Prefeitura de Maceió ganharam um novo significado para os moradores da capital alagoana. Mais do que pontos turísticos, os espaços vêm se consolidando como locais de convivência, fé e bem-estar, onde a simplicidade dos momentos se torna o principal atrativo.

Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Tags