Deolane divide cela especial de 9 m² com advogada em presídio superlotado no interior de SP
Influenciadora e advogada está detida em unidade de Tupi Paulista, com direito a cela diferenciada e fora do isolamento inicial, após prisão preventiva em investigação de lavagem de dinheiro.
A influenciada e advogada Deolane Bezerra está detida em uma cela de 9 metros quadrados, compartilhada com outra advogada, na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, interior de São Paulo. Por exercer a advocacia, Deolane tem direito a tratamento diferenciado, o que inclui dispensa do isolamento inicial aplicado a presas recém-chegadas, que costumam durar de 10 a 30 dias.
Deolane foi presa na quinta-feira, 21, durante a Operação Vérnix , liderada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A Justiça autorizou a prisão preventiva da influenciada. A reportagem segue tentando contato com a defesa de Deolane.
Após ser detida em Barueri, na Grande São Paulo, Deolane foi inicialmente encaminhada à Penitenciária Feminina de Santana, na capital, e desmontada nesta sexta-feira, 22, para a unidade de Tupi Paulista, onde chegou ao meio-dia, conforme informou a Secretaria de Administração Penitenciária.
Deolane Bezerra Santos é regularmente inscrita como advogada seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), segundo o Cadastro Nacional de Advogados.
A cela especial onde está a influenciada possui beliche, ventilador e chuveiro. O benefício garante mais privacidade e a livra da superlotação enfrentada na penitenciária. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), a unidade abrigava 873 detentas na véspera da chegada de Deolane, 159 a mais que a capacidade oficial de 714 vagas.
O atendimento médico, ginecológico e odontológico segue o mesmo padrão oferecido às demais presas. A alimentação também é igual para todos, inclusive as que ocupam celas especiais.
A rotina na penitenciária começa às 7h com o café da manhã. Às 8h, ocorre o primeiro banho de sol. O almoço é servido às 11h, seguido de novo banho de sol às 13h. O jantar é oferecido às 18h, momento em que as presas retornam aos pavilhões.
Localizada na Rodovia João Ribeiro de Barros (SP-294), km 667,8, na zona rural de Tupi Paulista, a penitenciária foi inaugurada em agosto de 2011 e possui área construída de cerca de 20 mil m².
A chegada de Deolane mudou-se para uma cidade de 16 mil habitantes. Nesta sexta-feira, 22, fãs se reuniram em frente à unidade prisional para demonstrar apoio à influenciada, com imagens compartilhadas nas redes sociais.
Cela especial para advogados
Em maio de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o artigo do Código de Processo Penal que previa prisão especial para pessoas com curso superior até decisão penal definitiva, por entender que o benefício era fundado apenas em qualidade pessoal ou moral do preso.
No entanto, os advogados mantiveram o direito à cela especial, previsto no Estatuto da Advocacia. A prerrogativa também se estende a juízes, ministros, promotores, militares e, em alguns casos, políticos no exercício do mandato. Caso haja especificações definitivas, o benefício é revogado.