ABASTECIMENTO NACIONAL

Watt Neto confia em solução rápida para atraso na subvenção do diesel

Diretor-geral da ANP afirma que não há risco de desabastecimento e destaca esforços para agilizar pagamentos dos subsídios.

Publicado em 22/05/2026 às 20:50
O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Artur Watt Neto Saulo Cruz/Agência Senado Fonte: Agência Senado

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Artur Watt Neto, afirmou nesta sexta-feira, 22, que a autarquia está confiante em uma solução rápida para o atraso nos repasses dos subsídios do diesel. Segundo ele, a ANP não trabalha com a possibilidade de desabastecimento do combustível no país.

"A ANP está trabalhando intensamente para a implementação da política pública. É uma política pública de grandes dimensões, com complexidade para formatar e realizar os pagamentos. Mas estamos confiantes de que as questões vão avançar no tempo mais curto possível", declarou Watt Neto em entrevista à Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, após participar do fórum da Esfera, no Guarujá, litoral de São Paulo.

O diretor ressaltou ainda: "Acompanhamos a questão do abastecimento e temos tranquilidade. Nada que afete o nosso panorama de abastecimento nacional atualmente".

A indefinição sobre os pagamentos da subvenção do diesel, vigente desde 12 de março, tem gerado tensão entre importadores e distribuidores, que temem a falta de recursos para trazer o combustível ao Brasil.

Os repórteres viajaram a convite da Esfera Brasil.