SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia do RN recaptura detento que fugiu da Penitenciária de Alcaçuz

Pedro Gabriel da Silva, de 20 anos, foi localizado em casa de parentes após escapar durante tempestade no início do mês.

Publicado em 20/05/2026 às 22:20
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Agentes da Polícia Penal e da Polícia Militar do Rio Grande do Norte recapturaram nesta quarta-feira, 20, um dos detentos que fugiram da cinco Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada na Grande Natal, no dia 2 de maio. O preso foi identificado como Pedro Gabriel da Silva, de 20 anos.

Pedro Gabriel foi encontrado na residência de familiares no bairro Felipe Camarão, zona oeste de Natal, conforme informou a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária.

A operação contou com a participação de policiais da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Batalhão de Policiamento de Choque (BPHoque). Após a prisão, a detenção foi encaminhada para a Central de Flagrantes da Polícia Civil e, em seguida, retornou ao sistema penitenciário.

No início de maio, Pedro Gabriel e outros quatro detentos fugiram da penitenciária durante a madrugada, aproveitando uma tempestade que atingia a região. Segundo informações do portal G1 , os fugitivos ganharam uma corda para escalar o muro do presídio.

Os outros quatro detentos que continuam foragidos são:

-Carlos Soares Alves da Silva;
-Jefferson Cleyton Lima da Silva;
-Maycon Dias Mora;
-Rodrigo da Silva Nascimento.

A Secretaria de Administração Penitenciária reforça que denúncias sobre o paradeiro dos fugitivos podem ser feitas anonimamente pelo telefone 181. A última fuga registrada na penitenciária ocorreu em julho de 2021.

Em janeiro de 2018, o presídio foi palco de uma rebelião violenta, marcada por confrontos entre membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Sindicato do Crime. O episódio resultou na morte de 26 detentos, muitos deles decapitados, e destruição destruída no complexo prisional.