ECONOMIA

Risco Brasil atinge menor nível do 3º governo Lula e registra melhor marca desde 2020

Indicador chega a 116 pontos, menor patamar desde fevereiro de 2020, refletindo maior confiança do mercado internacional.

Publicado em 10/05/2026 às 00:18
Risco Brasil atinge 116 pontos, menor nível desde 2020 e destaque entre emergentes. © Foto / SEAUD / Presidência da República

O risco Brasil registrou, na última sexta-feira (8), o menor patamar desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Credit Default Swap (CDS) de 5 anos do país atingiu 116 pontos, marca que não era vista desde fevereiro de 2020, período que antecedeu a intensificação da pandemia de Covid-19.

Desde o início de 2023, o risco Brasil vem apresentando trajetória de queda. Em 2022, o índice chegou a 214 pontos. Quando Lula assumiu o governo, o indicador estava na casa dos 250 pontos.

De acordo com o portal Poder360, o atual nível de 116 pontos ocorre em um contexto de maior interesse de investidores do Norte Global em ativos de países do Sul Global, impulsionados pela desvalorização do dólar.

O CDS é um indicador utilizado pelo mercado para medir a probabilidade de calote da dívida soberana de um país. Quanto mais alto o índice, maior o prêmio exigido por investidores para aplicar recursos na nação.

No cenário atual, o Brasil apresenta desempenho melhor que países como África do Sul (145 pontos) e Turquia (226 pontos), mas ainda está atrás de China (41) e Índia (87).

Por Sputnik Brasil