Primeiro-ministro do Reino Unido promete 'reviver governo' após derrota em eleições
Keir Starmer enfrenta pressão para renunciar após perdas históricas do Partido Trabalhista em eleições locais e regionais.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, prometeu revitalizar seu governo após sofrer derrotas significativas nas eleições locais e regionais, intensificando os pedidos para que renuncie ao cargo.
Com a apuração finalizada neste sábado, o Partido Trabalhista perdeu mais de 1.100 assentos em conselhos locais por toda a Inglaterra, além de perder o controle de diversas autoridades locais mantidas há décadas e ser afastado do poder no País de Gales após 27 anos.
De acordo com levantamento da BBC, o partido anti-imigração Reform UK, liderado por Nigel Farage, conquistou mais de 1.450 assentos em toda a Inglaterra, além de obter avanços consideráveis nas eleições legislativas do País de Gales e da Escócia.
O resultado foi interpretado como um duro recado dos eleitores em um pleito considerado por muitos como um referendo não oficial sobre Starmer, cuja popularidade caiu expressivamente desde que levou o partido de centro-esquerda ao governo, há menos de dois anos.
Apesar das cobranças, Starmer afirmou que não pretende se afastar e destacou que “a coisa certa a fazer é reconstruir e mostrar o caminho a seguir”. “É isso que vou fazer nos próximos dias”, declarou neste sábado.
Integrantes do gabinete de Starmer manifestaram apoio ao primeiro-ministro, e nenhum dos principais nomes do Partido Trabalhista considerados possíveis adversários se posicionou contra ele até o momento. Entre eles, o secretário de Saúde Wes Streeting, a ex-vice-primeira-ministra Angela Rayner e o prefeito de Greater Manchester Andy Burnham mantiveram-se em silêncio.
Por outro lado, cresce o número de parlamentares trabalhistas que pedem a Starmer que estabeleça um cronograma para sua saída ainda este ano. A deputada Catherine West afirmou que tentaria disputar a liderança do partido caso o gabinete não removesse Starmer até segunda-feira, embora reconheça não ter o apoio necessário de 81 colegas para forçar uma disputa interna.
Starmer deve fazer um discurso nesta segunda-feira na tentativa de recuperar o protagonismo antes de o governo apresentar seus planos legislativos na quarta-feira, em discurso do Rei Charles III na Abertura do Parlamento.