Exposição "MEME: no Br@sil da memeficação" promove oficina "Quem não solta o quê, de quem?", com Thereza Nardelli
Além de apresentar mais de 800 criações assinadas por mais 200 produtores de conteúdo e artistas, a mostra ainda recebe uma programação alusiva ao tema. A oficina gratuita "Quem não solta o quê, de quem?", com a artista visual Thereza Nardelli, será realizada no dia 07 de maio, às 18h30, e propõe um mergulho por métodos surrealistas de criação.
Criada como forma de oferecer uma imersão ao tema e obras que podem ser conferidas na programação da exposição “MEME: no Br@sil da memeficação”, que pode ser conferida até o dia 22 junho, no CCBB BH, a oficina Quem não solta o quê, de quem?” trata-se de uma atividade complementar voltada a estimular a criação autoral.
A artista propõe aos participantes um mergulho em métodos surrealistas de criação, explorando a associação livre e a recombinação de sentidos para recriar o meme "ninguém solta a mão de ninguém" a partir das percepções e vivências distintas dos participantes.
Por meio de um template aberto, com a estrutura básica da frase, cada pessoa será convidada a construir sua própria versão do meme partindo de palavras e imagens aleatórias retiradas de um conjunto previamente preparado. A dinâmica busca provocar deslocamentos de significado e brincar com aquilo que cada um quer segurar ou soltar, e de quem. A ideia é envolver o público no universo criativo, possibilitando que cada participante possa gerar um conteúdo próprio. A atividade é gratuita e tem duração de 90 minutos. A classificação indicativa é 14 anos.
Sobre a artista Thereza Nardelli:
Thereza é também conhecida pelo nome do perfil @zangadas_tatu, projeto autoral de ilustração e tatuagem que representa sua produção atual. Formada em Ciências Sociais, com mestrado em Comunicação Social, estudou discursos artísticos, discursos científicos e representações visuais do corpo feminino. Atualmente, se encontra no caminho das artes e do design, para onde tenta convergir essas reflexões de forma gráfica. Em 2018, o desenho com duas mãos segurando uma flor, com a icônica frase dita por sua mãe "ninguém solta a mão de ninguém", viralizou como um símbolo de resistência aos ataques aos direitos sociais.
Sobre a exposição:
Com curadoria de Clarissa Diniz e Ismael Monticelli, e colaboração do perfil de Instagram @newmemeseum, a mostra convida o público a explorar a memeficação como um dos modos mais potentes – e irônicos – de narrar o Brasil contemporâneo.
A proposta curatorial rompe fronteiras entre o que é visto como “alta” e “baixa” cultura, reunindo nomes consagrados da arte contemporânea brasileira, como Anna Maria Maiolino, Gretta Sarfaty e Nelson Leirner, ao lado de criadores de conteúdo como Blogueirinha, Porta dos Fundos, Alessandra Araújo, Melted Vídeos, John Drops e Greengo Dictionary.
Organizada em cinco núcleos temáticos – Ao pé da letra, A hora dos amadores, Da versão à inversão, O eu proliferado e Combater ficção com ficção – tendo como prólogo um espaço tátil intitulado Alisa meu pelo e epílogo Memes: o que são? Onde vivem? Do que se alimentam?, a mostra ocupa o pátio e o 3º andar do CCBB BH e possui cenografia imersiva e uma ampla diversidade de linguagens: vídeos, neons, esculturas, roupas, quadrinhos, pinturas, objetos, backlights, instalações sonoras e experiências interativas.
"MEME: no Br@sil da memeficação" é uma produção da Patuá Produções, com patrocínio do Banco do Brasil e da BB Asset. Depois de Belo Horizonte, a exposição será apresentada no Rio de Janeiro (agosto a novembro de 2026).
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
Serviço:
Exposição “MEME: no Br@sil da memeficação” promove oficina “Quem não solta o quê, de quem?”, com Thereza Nardelli
Data: 07 de maio – quinta-feira
Horário: 18h30
Duração: 90 min.
Inscrições gratuitas pelo formulário
Vagas: 20
Indicação etária: 14 anos
Exposição “MEME: no Br@sil da memeficação”
Período: Até 22 de junho de 2026
Horário: De quarta a segunda, das 10h às 22h
Local: Pátio e Galerias do 3º Andar – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH)
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Ingressos: Gratuitos, disponíveis pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB BH