TRAGÉDIA AÉREA EM MINAS

Piloto e filho do prefeito de Jequitinhonha morrem em acidente aéreo em Belo Horizonte

Aeronave caiu sobre prédio na capital mineira; outras três pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas

Publicado em 04/05/2026 às 18:31
© Foto / Divulgação / Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

O piloto Wellington de Oliveira, de 34 anos, e o empresário e veterinário Fernando Moreira Souto, de 36, filho do prefeito de Jequitinhonha (MG), Nilo Souto (PDT), foram as vítimas fatais do acidente aéreo ocorrido na manhã desta segunda-feira (4), em Belo Horizonte. Fernando ocupava o assento de copiloto no momento do acidente.

A confirmação das identidades foi feita pelo Corpo de Bombeiros, que também informou que os outros três ocupantes da aeronave – o empresário Leonardo Berganholi, de 50 anos; seu filho Arthur Schaper Berganholi, de 25; e Hemerson Cleiton Almeida Souto, de 53 – foram socorridos e permanecem internados no Hospital Estadual João XXIII, na capital mineira.

O governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD), manifestou solidariedade às famílias das vítimas em nota oficial. “Recebo com profunda tristeza a notícia da queda do avião em Belo Horizonte. Meus sentimentos às famílias do piloto Wellington Oliveira e de Fernando Moreira Souto, filho do prefeito de Jequitinhonha, que perderam a vida. Meu abraço ao Prefeito Nilo. Minhas orações e de Christiana por eles e pela recuperação de Leonardo, Arthur e Hemerson, internados no João XXIII”, declarou o governador.

Imagens compartilhadas nas redes sociais registraram o momento em que a aeronave perdeu altitude e colidiu com um prédio. Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão ocorreu em uma área onde está localizada a escada do edifício, o que evitou ferimentos em moradores do local.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), foi acionado para apurar as causas do acidente. Os peritos realizaram uma inspeção inicial, incluindo a coleta de dados, análise dos danos à aeronave e ao prédio, e preservação de elementos para investigação. Não há prazo definido para a conclusão do inquérito.

Vítimas identificadas no acidente:

- Wellington Oliveira, piloto, de 34 anos, morreu no local;

- Fernando Moreira Souto, de 36 anos, filho do prefeito de Jequitinhonha, ocupava o banco do copiloto e também morreu no local;

- Leonardo Berganholi, empresário, de 50 anos, hospitalizado;

- Arthur Schaper Berganholi, de 25 anos, filho de Leonardo, hospitalizado;

- Hemerson Cleiton Almeida Souto, de 53 anos, hospitalizado.

Luto em Jequitinhonha

Em razão da morte de Fernando Moreira Souto, a Prefeitura de Jequitinhonha decretou luto oficial de três dias e determinou que as bandeiras sejam hasteadas a meio mastro em todos os órgãos públicos do município.

Segundo apuração da reportagem, Fernando estava na aeronave a trabalho, em uma viagem de negócios. O avião chegou a pousar no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para o desembarque de uma passageira, antes de decolar novamente e sofrer o acidente.

“Neste momento de dor e consternação, a Administração Municipal se solidariza com o prefeito, sua esposa, familiares e amigos, expressando as mais sinceras condolências e rogando a Deus que conforte a todos”, informou a Prefeitura de Jequitinhonha em nota oficial.

Fernando era empresário e também formado em medicina veterinária. Ele deixa esposa e dois filhos.

(Com colaboração de Rayanderson Guerra e Ederson Hising)