GESTÃO ESCOLAR

Educação de Maceió convoca escolas para segunda chamada da eleição de diretores e vices

Prazo para inscrições foi prorrogado até 6 de maio; eleição será realizada no dia 27

Publicado em 04/05/2026 às 14:14
Secretaria de Educação de Maceió convoca escolas para segunda chamada da eleição de gestores.

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (4) as normas e a relação das unidades aptas à segunda chamada da eleição para diretor e vice-diretor das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Segundo Cheila Vasconcelos, presidente da comissão eleitoral, o novo chamamento busca garantir que todas as unidades tenham a oportunidade de participar do processo. “Estamos completando o ciclo iniciado na primeira chamada e reforçando a mobilização das escolas que, por algum motivo, não conseguiram concluir o processo anteriormente”, afirma.

A publicação também atualizou a lista de unidades de ensino participantes. Além disso, o regulamento da nova etapa foi divulgado, mantendo, em grande parte, os critérios e procedimentos da primeira chamada, incluindo o calendário e os requisitos para a realização da eleição, prevista para o dia 27 de maio.

Prazo

Para ampliar a participação, o prazo de inscrições foi estendido até o dia 6 de maio. Uma equipe da comissão eleitoral está de plantão para receber a documentação dos candidatos, tanto daqueles que não atingiram o quórum anteriormente quanto de novas unidades que desejam participar.

As escolas participantes devem ficar atentas às etapas do processo eleitoral, como inscrição e homologação das chapas, apresentação de documentos, divulgação dos candidatos e organização da votação nas unidades educacionais.

Chamamento à comunidade escolar

Cheila destaca que a segunda chamada é direcionada especialmente às escolas e CMEIs que não conseguiram formar chapas ou atingir o quórum necessário na primeira etapa, que contou com cerca de 92 unidades participantes.

A comissão reforça a importância da mobilização da comunidade escolar neste momento. “É uma nova oportunidade para que todos possam participar. Convidamos aqueles que estavam com pendências ou não conseguiram se inscrever anteriormente a se organizarem e garantirem a realização da eleição em suas unidades”, conclui Cheila.