EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Governador decreta estado de calamidade pública na Paraíba

Mais de 16 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas; Defesa Civil Nacional atua no apoio às áreas atingidas

Publicado em 03/05/2026 às 13:06
Reprodução / Agência Brasil

As fortes chuvas que atingem a Paraíba desde sexta-feira (1º) levaram o governador Lucas Ribeiro a decretar estado de calamidade pública em todo o estado. Técnicos da Defesa Civil Nacional iniciam, a partir deste domingo (3), o trabalho de apoio à reconstrução das áreas mais afetadas. Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, mais de 16 mil pessoas já foram impactadas pelas chuvas, com duas mortes confirmadas.

Entre os atingidos, 624 pessoas estão desalojadas e cerca de 703 estão desabrigadas. O governo estadual mobilizou uma força-tarefa para atuar na resposta emergencial e garantir assistência às vítimas.

Notícias relacionadas:

Os municípios de Bayeux, Rio Tinto, Mamanguape, Sapé, Ingá, João Pessoa e Cabedelo concentram os maiores impactos das chuvas na Paraíba.

No fim da tarde de sábado (2), o governo estadual informou que trabalha para restabelecer o abastecimento de água, com operações emergenciais em andamento na Grande João Pessoa.

A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) informou que os sistemas Marés e Translitorânea seguem operando, assegurando cerca de 50% do fornecimento de água para a região.

A previsão é que a operação da unidade afetada seja retomada até o fim deste domingo (3), com normalização gradual ao longo da segunda-feira (4).

"Enquanto isso, bairros da capital estão sendo atendidos por rodízio, entre eles Valentina, Manaíra, Jardim Oceania, Aeroclube e Bessa. No município de Conde, o abastecimento começou a ser restabelecido neste domingo, no início da noite", informou o governo.

O Corpo de Bombeiros já realizou 390 atendimentos, sendo 171 ocorrências e 219 ações assistenciais.

Ao todo, 306 pessoas foram resgatadas. Foram mobilizados 746 militares, além de viaturas, embarcações e aeronaves em diversas cidades paraibanas.

O monitoramento sanitário foi intensificado para prevenir doenças comuns após enchentes, como leptospirose e doenças diarreicas.

Pernambuco e Paraíba enfrentam fortes chuvas nos últimos dias. Em Pernambuco, já foram registrados seis óbitos. A Defesa Civil Nacional emitiu alerta laranja para o litoral dos dois estados, indicando alto risco de alagamentos e deslizamentos.

"São 45 alertas ativos e a atenção precisa ser redobrada, principalmente nas áreas de risco", destacou a Defesa Civil.

Os avisos abrangem a Região Metropolitana do Recife, o Agreste e a Zona da Mata pernambucana, além das regiões da Mata Paraibana, Agreste e Borborema, na Paraíba.